A final para o Santos em números

Por: Carolina Bordin
2 anos atrás em 29 de março de 2024


Após oito longos anos de espera, o Santos está de volta à grande final do Campeonato Paulista. Feito que não era alcançado desde 2016, quando o Peixe sagrou-se campeão em final contra o Audax, equipe surpresa daquela edição, comandada por Fernando Diniz. A equipe da Vila Belmiro, conhecida por sua tradição e por revelar grandes talentos do futebol brasileiro, busca agora um importante título em seu recomeço.


 


Neste século, o Alvinegro Praiano tem se destacado no cenário estadual, alcançando a marca expressiva de dez finais de Paulistão, ultrapassando assim o rival Corinthians, que chegou a nove decisões no mesmo período. Um detalhe que torna essa campanha ainda mais especial é a possibilidade de o Santos se tornar o maior campeão paulista do século 21. Com sete títulos já conquistados desde 2001, uma vitória na final de 2024 colocaria o clube à frente de todos os seus rivais no estado, com oito conquistas.


 


Foto: Raul Baretta/Santos FC


 




O adversário na final não poderia ser outro: o Palmeiras, campeão em três das últimas quatro edições do torneio, atual campeão brasileiro e detentor de 25 títulos da competição. Uma vitória santista não apenas consolidaria a hegemonia do clube no século, como também aproximaria o Santos do Palmeiras no número total de títulos paulistas. Atualmente, o Santos possui 22 conquistas estaduais, empatado com o São Paulo, enquanto o Verdão aparece um pouco a frente, com 3 a mais.


 


O confronto já tem datas marcadas e começa a ser decidido já nesse domingo de Páscoa, dia 31, às 18h, na Vila Belmiro. Os últimos 90 minutos ficam para o Allianz Parque, no domingo seguinte, no mesmo horário. Em caso de igualdade no placar agregado, o campeonato será decidido nos pênaltis.