O técnico Abel Ferreira vive seu momento mais turbulento no comando do Palmeiras desde sua chegada em outubro de 2020. O desempenho no início do Campeonato Paulista tem gerado preocupações, e as críticas ao treinador aumentam, especialmente pela falta de evolução da equipe e a ausência de reforços de peso.
A derrota para o Novorizontino, na Arena Barueri, no último fim de semana e o empate contra o Bragantino, intensificou os questionamentos. Após o jogo, Abel indicou que este pode ser seu último ano no Brasil:
“Já estou aqui há cinco anos, vou para o meu último ano no Brasil.”
O contrato do treinador vai até dezembro de 2025 , e a presidente Leila Pereira já manifestou o desejo de renovação até o fim do seu mandato, em 2027. No entanto, um fator familiar pode impedir essa continuidade. Segundo o jornalista Robson Morelli, filha de Abel, Maria Inês, foi aprovada em universidades na Inglaterra e Portugal e deve se matricular em uma instituição britânica. Com isso, a família decidiu deixar o Brasil ao término do vínculo do treinador com o Palmeiras.
A informação foi confirmada no programa ‘Jogo Aberto’, da Band . O jornalista Gabriel Amorim, do Podporco, reforçou o impacto da decisão familiar:
“A gente sabe que a família sempre foi um peso grande para o Abel ficar. As filhas e a mulher dele adoram o Brasil. Mas agora a família pode ser um peso para ele ir.”
Se for confirmado, Abel Ferreira deverá cumprir seu contrato até o final de 2025, encerrando um ciclo vitorioso no Verdão, mas possivelmente sem uma renovação para os próximos anos.