Adversário do Corinthians na Sul-Americana, Nacional foi parte da campanha do Timão em 2012

Foto: Fabio Braga/Folhapress | Reprodução/UOL
Nesta terça-feira (9), pela segunda rodada da Copa Sul-Americana, Corinthians e Nacional (Paraguai) voltam a se encontrar após quase doze anos. O primeiro e o último confronto entre os times aconteceu na Libertadores de 2012, quando, na ocasião, o Timão foi campeão da América de maneira invicta.
Em 2012, Corinthians e Nacional estavam no Grupo 6 da Copa Libertadores e fizeram dois jogos pela primeira fase da competição.
Pelo jogo de ida, em São Paulo, no Pacaembu, o Corinthians ganhou do time paraguaio por 2 a 0, gols de Danilo e Jorge Henrique.
Já no dia 11 de abril de 2012, pela quinta rodada da fase de grupos, o Timão foi ao Paraguai, em Ciudad del Este, e saiu com a vitória por 3 a 1 contra os donos da casa. Os gols corintianos foram marcados por Jorge Henrique, Emerson Sheik e Elton.
Além disso, este último confronto, inclusive, garantiu a classificação antecipada do alvinegro para as oitavas de final da competição.
Escalação do Timão no jogo do dia 11/04/2012:
Júlio César; Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Jorge Henrique; Émerson Sheik e Liedson. Técnico: Tite
Dessa forma, dos titulares do time na época somente Paulinho segue no clube. Cássio já fazia parte do elenco mas não chegou a ser relacionado para a partida, uma vez que na fase de grupos do ano do título ainda era a terceira opção para o gol alvinegro,
Doze anos depois, o Corinthians vem de uma estreia na Copa Sul-Americana com um empate em 1 a 1 contra o Racing-URU. Enquanto isso, o Nacional perdeu para o Argentinos Jrs. pela primeira partida da fase de grupos, por 3 a 2.