A Ferroviária é o clube mais indisciplinado entre os 124 times das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro em 2025. Até esta segunda-feira, a Locomotiva soma 10 expulsões: nove jogadores e um membro da comissão técnica receberam cartão vermelho desde o início da temporada.
Entre os atletas expulsos estão nomes frequentes no time titular, como Ronaldo Alves, Netinho, Gustavo Medina, Quirino, Zé Mário, Wesley Pomba, Carlão, Ricardinho e Albano. Fora das quatro linhas, o massagista Marquinhos também foi advertido.
O time grená supera em número de vermelhos o Sousa-PB, da Série D, que aparece em segundo lugar com nove expulsões — apesar de já estar eliminado da competição. Na Série C, Guarani e Anápolis lideram com seis cartões vermelhos cada, enquanto o Fortaleza é o mais punido da Série A, com cinco.
Ranking de cartões vermelhos por times nas quatro divisões nacionais:
Ferroviária (Série B) – 10
Sousa-PB (Série D) – 9
Guarani e Anápolis (Série C) – 6
Fortaleza (Série A) – 5
Além das expulsões, a Ferroviária também soma 52 cartões amarelos. O técnico Vinícius Bergantin vê exagero em algumas decisões e questiona a atuação da arbitragem:
“A do Ronaldo Alves contra o Amazonas não foi nem falta, e a do Albano [contra o Operário] teve um peso desnecessário do VAR. As três expulsões contra o Athletic foram absurdas. Nos meus times sempre trabalhamos com lealdade e equilíbrio. Precisamos de atenção, mas algumas decisões estão pesando demais contra nós.”
No quesito cartões amarelos, o União Atlético Clube-TO, da Série D, aparece no topo da lista, com 63 advertências. O São Paulo, da Série A, vem logo atrás com 57. Confira o ranking:
Times com mais cartões amarelos no Brasileirão 2025:
União-TO (Série D) – 63
São Paulo (Série A) – 57
América-MG (Série B) – 54
Ponte Preta (Série C) – 49