O Água Santa sofreu uma derrota para o Brasil de Pelotas por 2 a 1 neste sábado, no jogo de ida da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro.
Em sua primeira participação na Série D, após ser o terceiro melhor colocado do Grupo A7, o time de Diadema estreou no mata-mata em casa, na Arena Inamar. Apesar de sair na frente com um golaço de falta de Gustavo Xuxa, o time viu o adversário virar o placar.
O Brasil, com gols de Mario Henrique e Lucão, garantiu a vantagem para o jogo de volta em Pelotas.
A partida decisiva ocorrerá no próximo domingo, no estádio Bento de Freitas.
Primeiro tempo
O Água Santa iniciou a partida com a posse de bola, tentando sair jogando. Quando estava sem a bola, pressionava o Brasil de Pelotas, principalmente pelo lado direito. Nos dez minutos iniciais, não houveram grandes oportunidades de gol, assim como o resto dos 45.
O Netuno teve algumas chances de levantar a bola na área através de escanteios.
Aos 23 minutos, Pedro Favela arriscou um chute de fora da área, mas a bola passou por cima do gol. O Brasil de Pelotas começou a equilibrar o jogo, tentando controlar a posse de bola e diminuir a pressão adversária.
O primeiro tempo foi marcado pela falta de criação e ausência de chances claras de gol. Aos 43 minutos, o Xavante pediu pênalti após uma falta em Lucão dentro da área enquanto ele dominava a bola.
Nos acréscimos, em uma das poucas boas tentativas da primeira etapa, Neilton recebeu na entrada da área, carregou a bola e arriscou um chute ao gol do time adversário. A bola passou perto, mas foi para fora, mantendo o zero no placar.
Segundo tempo
Aos seis minutos, o Brasil de Pelotas teve uma boa oportunidade em uma cobrança de falta, levando perigo ao goleiro Ygor Vinhas, que conseguiu afastar o rebote. Em seguida, o Água Santa tentou responder no contra-ataque com a velocidade de Luquinhas.
Aos 16 minutos, em outra cobrança de falta, a bola foi levantada na área e Léo Castro cabeceou, mas a bola subiu sobre o travessão. O Netuno continuava pressionando e criando mais finalizações.
Aos 27 minutos do segundo tempo, depois de muitas tentativas, o Água Santa abriu o placar. Em uma bela cobrança de falta, Gustavo Xuxa acertou o travessão, e a bola entrou.
No entanto, não demorou muito para a reação do time gaúcho. Três minutos depois, o Brasil de Pelotas teve a chance de empatar aos o árbitro marcar pênalti, sinalizando uma falta na área. Mário Henrique converteu para o Xavante, batendo a meia altura.
Por mais que o Água Santa tenha saído em busca da vantagem novamente, foi o Brasil que voltou ao placar. Em uma bola parada, após um tiro livre indireto, Marcinho cruzou a bola na área do Netuno. Ygor Vinhas saiu para afastar, mas a sobra ficou com Lucão, que, sozinho, finalizou como centroavante e colocou a bola no fundo das redes, dando a vantagem ao time visitante.
O time de Diadema tentou reagir com bolas paradas e contra-ataques, mas não conseguiu concretizar as chances. Assim, o Netuno vai para o segundo jogo com a desvantagem no placar.
Escalações
Água Santa: Ygor Vinhas; Julio Vaz, Luizão, Mika e Artur; Villian, Léo Sena, Neilton e Pedro Favela; Luquinhas e Jeam. Técnico: Guilherme Alves.
Grêmio Esportivo Brasil-RS: Jacsson; Samoel Pizzi, Lopes, Maurício Moraes e Lissandro; Mario Henrique, Maurício, Rafael e Matheus Guimarães; Lucão e Adriano Klein. Técnico: Marcelo Caranhato.