Depois de ficar cinco partidas sem entrar em campo, Memphis Depay está perto de fazer sua primeira aparição na temporada 2026 pelo Corinthians. O atacante deve atuar alguns minutos contra o Bahia, nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro.
A ideia da comissão técnica é utilizar o jogo como parte do processo de recuperação física do jogador, dando ritmo para o confronto decisivo contra o Flamengo, no próximo domingo, às 16h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A partida vale o título da Supercopa Rei e representa o primeiro grande desafio do Timão no ano, além de envolver uma premiação milionária ainda não detalhada pela CBF.
O técnico Dorival Júnior pretende ter força máxima para a decisão e confirmou o retorno de Memphis diante do Bahia. O atacante passou as primeiras semanas da temporada tratando um edema ósseo no joelho esquerdo, problema herdado de 2025, além de realizar um trabalho específico de reequilíbrio muscular.
O holandês se reapresentou com desgaste físico após encerrar a temporada passada atuando no sacrifício nas fases decisivas da Copa do Brasil. Por isso, o clube adotou cuidados especiais neste início de ano, especialmente em um momento em que o jogador busca estar em alto nível visando a Copa do Mundo com a seleção da Holanda.
A temporada também pode ser determinante para o futuro de Memphis no Corinthians. Com contrato válido até 20 de junho de 2026, o atacante já está apto a assinar um pré-contrato com outro clube e deixar o Timão sem custos.
Ainda não há negociações em andamento para uma renovação. O principal obstáculo é financeiro: o salário elevado, somado a bônus, luvas e premiações acertados na gestão do ex-presidente Augusto Melo, pesa no orçamento atual. Dirigentes da administração de Osmar Stabile avaliam que os custos são altos, sobretudo em um cenário em que o clube projeta reduzir a folha salarial em cerca de R$ 6,2 milhões mensais em 2026.
Apesar disso, publicamente, a diretoria mantém um discurso de valorização do jogador. O executivo de futebol Marcelo Paz afirmou recentemente que não pretende abrir mão de um atleta desse nível e vê disposição de Memphis em permanecer, desde que as pendências financeiras sejam resolvidas.
Sem recursos para honrar bônus e premiações nos prazos previstos, o Corinthians precisou renegociar uma dívida de aproximadamente R$ 23 milhões com o atacante, parcelando os valores.
Desde que chegou ao clube, em setembro de 2024, Memphis Depay soma 65 partidas, com 19 gols e 14 assistências, além de participação direta nas conquistas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil.