Allan Aal exige melhora na zaga do Botafogo, pior da Série B

Treinador do Pantera destaca que fragilidade defensiva é reflexo do coletivo e cobra mais solidez para afastar risco de queda na Série B

Por: Pedro César Lélis
3 semanas atrás em 22 de setembro de 2025
Divulgação Botafogo SP


O Botafogo-SP segue convivendo com uma marca incômoda na Série B do Campeonato Brasileiro: ao lado do Amazonas, tem a defesa mais vazada da competição, com 39 gols sofridos. A fragilidade preocupa não apenas pela estatística, mas também pela ameaça real de rebaixamento, já que o time aparece na 16ª posição, com 29 pontos.


Diante desse cenário, o treinador Allan Aal reforçou que o problema não se resume à linha de zagueiros e goleiro, mas é reflexo do comportamento da equipe como um todo. “São situações que defensivamente a gente tem que analisar, mas não esquecer que a questão defensiva não é só de quem trabalha atrás. Vejo que muitos gols que a gente tomou são de leituras ruins do meio-campo, dos beiradas, na hora de fechar o lado. A gente procura analisar e não perder jogadores na tomada de decisão (…) O nosso coletivo tem que ser mais forte defensivamente, como vinha sendo”, afirmou.


 


Oscilações no desempenho


O treinador lembrou que o Pantera já conseguiu mostrar solidez na competição, quando chegou a ficar quatro rodadas sem ser vazado entre a 13ª e a 16ª rodada. No entanto, reconheceu que o time não conseguiu manter o mesmo padrão. “Tivemos uma sequência de dois jogos sem tomar gols, com jogadores que estavam sendo questionados, como o Milhorim, o Ericson. Nosso sistema defensivo de repente teve uma queda, porque o pessoal lá na frente começou a se acomodar um pouco mais. Isso vamos trabalhar para melhorar. É uma coisa antiga no futebol, mas todos concordam: ataques ganham jogos e defesas ganham campeonatos. Não pode se defender o tempo todo, mas tem que ser sólido quando é exigido e isso, em alguns jogos, tem me incomodado, sim”, completou.


 


Próximo desafio


Com a permanência ainda ameaçada, o Botafogo-SP volta a campo na quarta-feira, 24, às 19h, contra o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL).