Alberto Valentim elogia entrega da Ponte Preta em empate

Por: Beatriz Quintino
9 meses atrás em 17 de fevereiro de 2025
Foto: Reprodução/Tudo Sobre Paulista


O técnico Alberto Valentim destacou a entrega dos jogadores da Ponte Preta no empate sem gols com o Botafogo-SP, no último sábado (15), no Moisés Lucarelli, pela 10ª rodada do Paulistão. Sob um intenso calor em Campinas, o treinador elogiou o esforço dos atletas e valorizou o ponto conquistado.


“O calor, a sequência de jogos, o décimo jogo sem nenhuma semana cheia. Nós fizemos uma viagem depois de uma grande vitória fora de casa contra um time muito forte, melhor ataque, time de Série A. Nós chegamos de viagem, os jogadores foram dormir às 5 horas. Com dois dias de intervalo, ontem fizemos um treino de 12 minutos parando. Não tinha como treinar porque tivemos que treinar na parte da manhã, menos horas ainda, e sem bater as 48. E hoje foi um time de guerreiros novamente. Mas é uma verdade muito grande que estou falando para vocês: nós tentamos ganhar o jogo, tivemos uma chance muito boa para vencer, não sofremos defensivamente. O time não tomou gol hoje. Claro que queríamos a vitória, mas temos que lembrar que não tem robôs aqui, são jogadores. Três quase nem voltaram para o segundo tempo, por isso a substituição foi muito rápida. Antes dos 10 minutos, já chamei. Temos que entender o contexto. Foi um ponto ganho contra um time que veio aqui para se defender, sabendo das dificuldades que encontraria contra o nosso time e o próprio calor, como o Zanardi falou. Estou muito satisfeito com a performance, com aquilo que eles podiam dar hoje. Só posso sinceramente agradecer aos guerreiros da Ponte Preta”, exaltou o treinador.




Valentim avaliou o desempenho da equipe em um confronto de poucas oportunidades, ressaltando o desgaste provocado pelo calor, que classificou como “quase desumano”.


“A chance mais clara que tivemos não foi de roubo de bola, nossa jogada mais perigosa foi trabalhada, não foi de roubo de bola. Essa é uma análise muito quente, no calor da emoção, mas estou muito satisfeito com aquilo que apresentamos, com o que tínhamos para dar hoje. Não é desculpa, até porque estamos há cinco jogos sem perder, com quatro vitórias seguidas, mas, nesse calor, é quase desumano. São 10 partidas seguidas. Não podemos esquecer onde jogamos o último jogo, com apenas dois dias de intervalo, porque jogamos à noite. Não bateu nem três dias completos. Estou muito satisfeito com nossa estratégia e com o que os jogadores apresentaram”, falou o treinador.


Questionado sobre a campanha e a posição da Ponte Preta na tabela pelo repórter Thiago Barbalho, do Tudo Sobre Paulista, Alberto Valentim demonstrou satisfação com o desempenho da equipe no Paulistão. 


Com 19 pontos e a melhor defesa da competição, a Macaca ocupa a vice-liderança do Grupo D, em uma disputa com o São Bernardo, líder com 22 pontos, e o Palmeiras, que soma 17.


“Vejo de forma muito positiva a pontuação que temos, 19 pontos. É um time em reconstrução. Chegaram 19, 20 jogadores, comissão técnica nova. Vamos lembrar do ano passado, como foi. Estamos reconstruindo, dando uma identidade, um DNA para a Ponte Preta. Estou muito satisfeito com isso, com o que vivemos no dia a dia. O trabalho está sendo muito sério, com dedicação, sacrifício e humildade de todos. Está muito positivo. Mesmo com essa possível saída da segunda colocação na próxima rodada, estou muito satisfeito”, falou o técnico. 


Com o empate do Palmeiras contra o São Paulo no domingo, a Ponte permaneceu na segunda colocação do grupo e segue firme na briga por uma vaga no mata-mata.


Para isso, a Macaca volta a campo na quarta-feira (19), às 21h35, contra o São Paulo, no MorumBis. Valentim já planeja a estratégia da equipe.


“Vamos aproveitar ao máximo. Na segunda-feira, já vamos levar, mesmo com uma carga baixa, para dar uma ideia do lado técnico e tático. Na terça, ganhamos um pouco de respiro e dá para treinar um pouco mais, mas ainda com carga leve, porque estamos falando da véspera do jogo. Teremos três ausências, mas também três retornos: provavelmente teremos Léo Oliveira, Emerson e, possivelmente, Serginho. Perdemos três, mas ganhamos três. Vamos analisar com calma, principalmente a parte física de alguns jogadores, como o Danilo Barcelos, para definir quem serão os 11 que vão iniciar”, finalizou.


Confira a coletiva completa: