
No último domingo, o Ituano confirmou seu rebaixamento no Campeonato Paulista. Após derrota diante da equipe do São Paulo por 3 a 2, o clube da cidade de Itu terminou em último lugar na classificação geral do Paulistão. Dessa forma, carimbando seu início de ano com a queda para a Série A2.
A competição estadual, no entanto, foi só o início da temporada para o Galo de Itu, que ainda tem em seu calendário a Série B para ser disputada. Fato curioso, porém nem tão inédito para o futebol paulista: um clube ser rebaixado no Paulistão e disputar a segunda divisão do Brasil na outra parte da temporada.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Conheça outras equipes que passaram por isso e veja como elas se saíram:
Ponte Preta (2022)

Foto: Álvaro Jr./PontePress
Rebaixada com a segunda pior campanha no Paulista, a Ponte conseguiu reverter a situação e terminar em 12° colocado na Série B, chegando na última rodada sem perigo de rebaixamento.
Novorizontino (2022)

Fotos: Ozzair Júnior / Novorizontino
Já a equipe de Novo Horizonte não repetiu a atuação da Ponte Preta, lanterna no Paulistão, chegou na segundona e não conseguiu melhorar seu desempenho. Dentro da zona de rebaixamento na última rodada, só escapou, pois venceu o Operário fora de casa e contou com a derrota do CSA diante do Cruzeiro, desta forma terminou o campeonato na 16° posição.
Oeste (2020, 2016 e 2014)

Foto: Jefferson Vieira/Oeste FC
O Oeste é a equipe com mais quedas para A2 e disputou a segunda divisão logo em seguida, ao todo, foram três ocasiões. Em 2020, amargou a lanterna nos dois torneios. Em 2016, terminou na 18° colocação do Paulista e só confirmou a permanência na Série B na última rodada, onde terminou na 16° colocação. 2014 foi o ano em que o time terminou o nacional da maneira mais “segura”, ficando em 15° com 5 pontos da zona de rebaixamento.
São Bento (2019)

Foto: Gustavo Oliveira/Londrina EC
O clube de Sorocaba repetiu o péssimo desempenho que teve no Paulistão no Brasileirão Série B, onde também foi rebaixado. Terminou a segundona em 18° lugar com um aproveitamento de 34% e apenas 2 pontos a menos que o Figueirense, último time a se salvar.
Bragantino (2015)

Foto: Miguel Schincariol/ Ituano FC
Após ser vice-lanterna no estadual, o Bragantino conseguiu reverter a situação no campeonato nacional e sonhar com o acesso para a Série A. A equipe de Bragança Paulista chegou até entrar no G4, mas não foi capaz de manter posição e terminou a competição em 6° lugar a 5 pontos do 4° colocado.
São Caetano (2013)

Foto: Divulgação
Outra equipe que amargou o rebaixamento nas duas competições. Após a queda no Paulista, o São Caetano não foi capaz de melhorar seu desempenho e acabou na 19°colocação, com um aproveitamento de 31% e com 8 pontos a menos que o 16° amargando, assim, a vaga para a Série C de 2014.
Guaratinguetá (2012)

Foto: Divulgação/Guaratinguetá
Com a queda no Paulistão, o Guaratinguetá buscava a reabilitação na Série B, mas quase terminou o ano indo para a terceira divisão. Com um campeonato muito abaixo, a equipe flertou com a despromoção até a 38° rodada, onde chegou em 17° lugar e só escapou, pois, conseguiu uma vitória na última rodada e contou com a derrota do Guarani, para se salvar e terminar a competição na 16° colocação.
Guarani (2009)

Foto: Divulgação/Site oficial do Guarani
O Guarani foi o ponto fora da curva, a equipe de Campinas iniciou o ano de 2009 com um péssimo desempenho no Campeonato Paulista e logo após o rebaixamento no estadual, surpreendeu a todos e conseguiu o acesso à primeira divisão nacional. Sob o comando técnico de Vadão, o time campineiro deu a volta por cima e conseguiu uma surpreendente promoção e de quebra um vice-campeonato da Série B.