Comandante inicialmente do elenco Sub-17 do São Paulo e posteriormente do Sub-20, Allan Barcellos teve um ano de 2024 impressionante. Somando os dois trabalhos, em 54 jogos, sua equipe venceu 36 vezes, empatou 13 e perdeu em apenas cinco oportunidades. Isso representa quase 75% de aproveitamento dos pontos. De praxe, salvou péssima campanha do Tricolor no Brasileirão Sub-20 e venceu a Copa do Brasil da categoria, desbancando na final o rival Palmeiras.
São Paulo na final da Copa do Brasil sub-20 (Foto: Rubens Chiri e Miguel Schincariol/Saopaulofc.net)
Gaúcho de 32 anos, iniciou sua carreira no Grêmio e chegou no São Paulo em 2022 para comandar a equipe Sub-13 de Cotia. Após resultados expressivos, ganhou uma chance no Sub-17 no ano passado e fez por merecer. Chegou na final tanto do Brasileiro quanto do Paulista da categoria, mas acabou com dois vice-campeonatos. Neste ano, atingiu a decisão da Copa do Brasil e deixou o time muito bem colocado no estadual, mas o Tricolor acabou novamente amargando duas derrotas nas finais.
Antes de deixar o Sub-17 em 2024, os números eram impressionantes. 16 jogos, 11 vitórias, três empates e duas derrotas. Depois que assumiu os juniores, a equipe subiu muito de produção, nos resultados e também na postura dentro de campo. Seu time fez 118 gols e levou somente 45 em 38 jogos. É uma média superior à 3 gols marcados por jogo.
Foto: Rubens Chiri / SPFC.net
“Eu tenho alguns treinadores, diversos treinadores na realidade como referência, mas tem alguns que
eu me inspiro muito. Obviamente, no Telê Santana, pela história que teve, tanto com a nossa seleção brasileira, mas também aqui no São Paulo. Então, o Telê Santana, alguns treinadores mais atuais como o Roger Machado, o Mauricio Barbieri e o André Jardine. São três treinadores que me inspiro muito. E a nível internacional, obviamente, uma das grandes inspirações é o Guardiola.”
Ainda no São Paulo, Allan vai comandar os garotos do Tricolor na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025. O time está no Grupo 11, com sede em Jaú, ao lado do XV de Jaú, Picos-PI e Serra Branca-PB. As crias de Cotia vão buscar a 5ª Copinha da história do clube, que foi campeão pela última vez em 2019, quando o time tinha Antony, Rodrigo Nestor, Gabriel Saara e outros.