Em jogo válido pela 15ª rodada do Paulistão A4, a Francana recebeu o América-SP em Franca, no Estádio José Lancha Filho. O time visitante chegava precisando de um milagre com a obrigação de vencer para escapar do rebaixamento, enquanto a equipe da casa precisava apenas de um empate para confirmar a liderança da primeira fase do campeonato.
Com um primeiro tempo tenso e sem gols, o América-SP tentou voltar para o segundo tempo fazendo de tudo para conquistar os 3 pontos. O gol de Rikelmi, aos 53 minutos, encheu o torcedor rubro de esperança. O Mequinha chegou a ficar fora da zona de rebaixamento quando o Taquaritinga abriu o placar contra o Joseense, mas de nada adiantou. No finalzinho da partida, a Francana empatou o jogo, placar que confirmava a liderança da Feiticeira.
Com o empate, o América-SP está rebaixado e disputará a Segunda Divisão Paulista, a Bezinha, em 2025.
Primeiro tempo
Os primeiros 45 minutos da partida foram tensos. O América-SP precisava da vitória e tinha que ir pra cima, mas parecia com medo de se expor. Aos 12 minutos, Rikelmi driblou o marcador e rolou para Juan Harisson finalizar livre, mas o camisa 8 furou a bola.
O Mequinha continuava tentando ir pra cima, mas a partir daí, quem criou as melhores chances foi a equipe da casa. Aos 32, o artilheiro Bruno Henrique ficou cara a cara com o goleiro Gabriel Chaves, mas carimbou a trave.
Segundo tempo
Com a necessidade da vitória do time americano, o segundo tempo continuou tenso. Mas tudo parecia colaborar com a permanência do Mequinha. O Joseense empatava e, tanto o Independente quanto o Jabaquara perdiam seus confrontos. E para melhorar ainda mais a situação, aos 53 minutos, Rikelmi disparou, cortou pra direita e acertou um foguete, abrindo o placar para o América-SP. Com essa combinação de resultados, o Mequinha ainda amargava a 15ª colocação pois, mesmo com o saldo empatado entre as equipes, o Jabaquara tinha uma vitória a mais.
A equipe americana seguiu buscando ampliar o placar e garantir o desempate no saldo de gols. Mas a Feiticeira não facilitou. Com esse placar e com a vitória parcial do São-Carlense. a equipe da casa caía para a segunda colocação geral. Aos 85 minutos, foi o jogo do Joseense que animou o torcedor do Mequinha, quando o Taquaritinga abriu o placar e empurrou o Joseense para a zona de rebaixamento, salvando o América-SP.
Mas, 3 minutos depois, um banho de água fria: o meio campista Breno subiu de cabeça e empatou o jogo, placar que colocava novamente a Francana na liderança e o América-SP na zona de rebaixamento. O árbitro Flávio Roberto Mineiro Ribeiro deu mais 5 minutos de acréscimo, e o Mequinha subiu o time todo para buscar o gol da salvação. Mas não foi suficiente e, mesmo com todos os resultados a favor, o empate concretizou o rebaixamento do Mequinha para a Bezinha.
Escalações
Francana: Michel Fortunato; Lucas Melo, Christian Danton (Itallo), Garcia e Pedro Policarpo (Mairon); Breno, Lucas Pelé, Cauã Rocha (Dieguinho) e Gustavo Lacerda (Lucas Oliveira); Andrey (Rafinha) e Bruno Henrique. Técnico: Wantuil Rodrigues.
América-SP: Gabriel Chaves; Carlos Miguel, Bruno Henrique (Wallace), João Ribeiro e Afonso; Cleiton, Juan Harisson (Arthur), Kleberson (Elyson) e Vitor Gabriel (Nicholas); Rikelmi e Vinicius Souza. Técnico: Luis Rocha.