Há 23 anos, em 25 de setembro de 2001, surgiu a Associação Amigos do XV de Piracicaba. A reunião ocorreu no anfiteatro da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI), às 19h.
Durante o evento, José Machado destacou o seu desejo de apoiar o esporte municipal e o XV de Novembro, que enfrentava sérias dificuldades financeiras e o recente rebaixamento para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Luiz Carlos Furtuoso ressaltou a importância de criar a Associação para salvar o esporte na cidade e recuperar o clube.
Ver essa foto no Instagram
Após as falas das autoridades, foi aberta votação a constituição da Associação Amigos do XV de Piracicaba e a eleição dos diretores provisórios. Ambas as propostas tiveram aprovação por unanimidade. Atualmente, a principal fonte de arrecadação da Associação vem da Lei de Incentivo ao Esporte e de uma parceria com o Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE). A população contribui com R$ 1,00 na conta de água para apoiar as categorias de base do XV de Piracicaba.
Nos últimos anos, o Nhô Quim revelou jogadores que se destacaram em grandes times brasileiros, como o atacante Erison e o zagueiro Beraldo. O defensor chamou atenção no São Paulo e rendeu muito dinheiro aos cofres do clube na sua venda ao PSG, da França. Natural de Piracicaba, inclusive já coleciona convocações da seleção brasileira aos 20 anos.