Nesta segunda-feira (13), o Ituano venceu o Sfera nos pênaltis após um empate em 0 a 0 no tempo normal, no estádio Amadeu Mosca, em Salto, pela segunda fase da Copinha. Depois de 34 cobranças e repetições de cobradores, o Galo fez 16 a 15 e avançou para a próxima fase, em que enfrentará o Fortaleza.
Primeiro tempo
A primeira oportunidade do jogo foi do Ituano. Lucas Dias foi ao fundo e cruzou rasteiro. Sozinho na marca do pênalti, Jonathan mandou no travessão. No rebote, Nicolas bateu forte e a bola passou perto da trave.
O Sfera respondeu aos sete minutos. Chagas recebeu pela ponta-esquerda, fez jogada individual e arriscou de fora da área. Pedro foi bem e espalmou para escanteio.
Aos 17, outra chegada do Galo. Kauan pegou uma sobra na intermediária e arriscou o chute. A bola passou raspando a trave.
A resposta do Sfera veio aos 26. Chaga fez boa jogada e tocou para Mansano dentro da área. O atacante bateu forte, mas no meio. Pedro encaixou.
Aos 39, o Ituano voltou a assustar. Razeira bloqueou um lançamento da zaga do Sfera e a bola sobrou para Jonathan, sozinho dentro da área. Marcio fez ótima defesa.
Segundo tempo
A segunda etapa começou com um domínio do Ituano, enquanto o Sfera buscava escapar com bolas longas, o que não vinha dando certo.
Ainda assim, a primeira chance do Galo só foi acontecer aos 25. Razeira recebeu na meia-lua e bateu colocado. A bola foi no ângulo e Marcio fez excelente defesa.
Aos 39, nova chegada do Ituano. Stefanello fez grande jogada e rolou para Dudu, que bateu fraco e facilitou a defesa de Marcio.
O Sfera finalmente chegou aos 46. Após lançamento longo e uma casquinha de cabeça, Brazão ficou de frente para o gol, mas Pedro fez ótima defesa. Assim, o jogo terminou empatado e a classificação foi definida nos pênaltis.
Disputa de pênaltis
Matheus Rocha deslocou Marcio e fez 1 a 0 para o Ituano. Pelo Sfera, Werneck bateu no meio e empatou – 1 a 1. Na sequência, Marcio pegou o pênalti de Dudu e Jean bateu com categoria para fazer 2 a 1 para o Sfera. Abdias bateu bem e empatou para o Ituano, enquanto Gentil deslocou Pedro e fez 3 a 2. Razeira encheu o pé e empatou novamente para o Galo, enquanto Pedro defendeu o pênalti cobrado por Dalto – 3 a 3. Na última batida de cada time, JP bateu forte e fez para o Ituano, jogando a pressão para o outro lado. Vitinho também bateu bem e a disputa foi para as alternadas – 4 a 4.
No desempate, Stefanello fez para o Ituano depois de bater no cantinho. Fischer foi para a bola pelo Sfera e bateu com categoria para fazer o gol – 5 a 5. Em mais uma rodada, Victor Reis acertou o canto e fez para o Ituano, enquanto Cruz bateu no meio e fez para o Sfera – 6 a 6. Na sequência, Matheus Maia bateu forte e colocou o Ituano novamente em vantagem. Geovanni também bateu bem e igualou a disputa – 7 a 7. Pelo Ituano, Nathan foi para a bola e deslocou Marcio para marcar. Pedrão acertou o ângulo e igualou tudo novamente – 8 a 8. O último jogador de linha a bater, Kauan acertou o ângulo e marcou para o Galo. Pelo Sfera, Brazão deslocou Pedro e deixou 9 a 9. Na vez dos goleiros, Pedro bateu no meio e colocou o Ituano em vantagem. Marcio encheu o pé e deixou tudo igual – 10 a 10.
Já repetindo cobradores, Matheus Rocha acertou o ângulo e fez para o Ituano. Werneck acertou o cantinho e fez 11 a 11. Stefanello fez para o Galo e jogou a pressão outra vez para o Sfera. Jean foi bem e igualou tudo – 12 a 12. Na sequência, Abdias marcou para o Ituano ao deslocar Marcio. Gentil bateu no canto e Pedro quase pegou, mas a disputa continuou – 13 a 13. Pelo Ituano, Razeira bateu forte e deixou o Galo em vantagem. Dalto, que havia perdido em sua primeira tentativa, acertou o ângulo e deixou 14 a 14. JP foi para a bola e fez mais um para o Ituano depois de chutar no cantinho. Vitinho foi para bola, bateu no meio e fez 15 a 15. Victor Reis deslocou Marcio e marcou para o Ituano. Fischer foi para a bola e acertou a trave para dar fim a uma disputa que teve incríveis 34 cobranças.
Escalações
Ituano: Pedro, Lucas Dias (JP), Matheus Rocha, Nathan, Abdias, Kauan, Victor Reis, Nicolas (Dudu), Vini (Stefanello), Razeira e Jonathan (Matheus Maia). Téc: Vanderlei Domingos.
Sfera: Marcio Filho, Ruz, Werneck, Dalto, Gentil, João Victor (Brazão), Ícaro (Geovanni), Mansano (Fischer), Tostes (Vitinho), Chagas (Jean) e Pedrão. Téc: Miguel Pila.