Assine o Paulistão - HBO MAX | UOL PLAYAssine o Paulistão - HBO MAX | UOL PLAY

Após cirurgia via SUS, ex-São Paulo e São Caetano busca acesso na Itália

Zagueiro enfrentou descaso do Azulão e vive volta por cima no continente europeu

Por: Vinícios Cotrim
2 horas atrás em 12 de fevereiro de 2026
Foto: Luca Cianetti

O zagueiro Matheus Vieira, que fez base no São Paulo, hoje está no Angelana, da Itália, mas sua trajetória foi marcada por um drama extracampo que quase abreviou sua carreira. Antes de se estabelecer no Velho Continente, o defensor nascido em Santos enfrentou um descaso no Brasil: sofreu uma grave lesão no joelho e, diante da omissão médica e financeira do São Caetano, seu clube à época, foi obrigado a recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar a cirurgia de reconstrução.

Sem o amparo da equipe do ABC Paulista para custear o tratamento particular, o atleta viveu um cenário de incertezas, assumindo por conta própria toda a responsabilidade pelas sessões de fisioterapia.

“Foi um processo muito desgastante que eu imaginei que nunca ia passar, por um clube que já disputou final de Libertadores. Teve uma história antes. Nunca imaginei que pudesse passar isso pelo São Caetano. Na época, eu acredito que deveria ter tido mais suporte”, disse o jogador.

Além da batalha física, Matheus Vieira enfrentou uma maratona logística para se firmar na Itália. Sem renome no exterior, o defensor encarava diariamente cinco horas de trem para treinar na Sangiustese. A dificuldade durou metade de uma temporada e foi o único caminho para manter vivo o sonho profissional.

“Era uma grande viagem fazer esse bate e volta todos os dias, mas era a única oportunidade que eu estava tendo e eu tinha que abraçar da melhor forma possível. Foi onde tive a possibilidade de mostrar meu futebol para o mercado daqui. Sou muito grato à Sangiustese por ter acreditado em mim, mesmo com todo esse desgaste logístico, pois se não fosse por eles talvez hoje eu teria outra profissão por conta do longo tempo parado. Era o momento que eu tinha de mostrar meu valor”
, comentou.

No Angelana, Matheus Vieira consolidou-se como peça-chave na busca pelo acesso à quarta divisão. O defensor é titular absoluto, acumulando mais de 1.900 minutos em campo e participando de quase todos os jogos da campanha de 37 pontos em 18 partidas.

Matheus Vieira deu seus primeiros passos na Baixada Santista, passando pelas bases de Jabaquara e Portuguesa Santista. O destaque nos estaduais o levou ao São Paulo aos 16 anos, onde permaneceu por quatro temporadas. Após o período no Tricolor, transferiu-se para o Cruzeiro, onde viveu a transição para o profissional com técnicos como Vanderlei Luxemburgo e Felipe Conceição.