No último domingo (22), a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou com um resultado positivo para o Corinthians. A vitória sobre o Atlético-GO, na Neo Química Arena, reduziu significativamente as chances do Timão ser rebaixado para a Série B.
Inicialmente, o Corinthians tinha 59,2% de risco de queda, mas, segundo a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), esse percentual caiu para 47,4%. Assim, o clube conseguiu uma redução de 11,8 pontos percentuais, ganhando fôlego nessa fase final do torneio. Atualmente, o Corinthians é o terceiro time com mais risco de rebaixamento, superado pelo Cuiabá, que agora tem 82,5%, e pelo Atlético-GO, com alarmantes 98,9%. O Vitória, por sua vez, passou a ter menos chances de cair, com 46%.
Apesar de ter subido uma posição na tabela, o Corinthians ainda permanece na zona de rebaixamento, ocupando o 17º lugar, com 28 pontos. O Fluminense, após essa rodada, desceu para a 18ª posição com 27 pontos. O Timão está empatado em pontos com o Vitória, que é o primeiro fora do Z4, e está dois pontos atrás do Criciúma. Vale lembrar que tanto o Fluminense quanto o Criciúma têm um jogo a menos.
Com apenas 11 partidas restantes no campeonato, o próximo desafio do Corinthians será contra o São Paulo, no dia 29, em Brasília, no Estádio Mané Garrincha. Após esse clássico, o Timão terá seis jogos em casa e quatro fora nas últimas rodadas.