Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Araçatuba tem reunião para definir futuro da SAF

Araçatuba analisa proposta apresentada pelo Grupo Pluri para constituição de Sociedade Anônima do Futebol

Por: Pedro Góes
2 semanas atrás em 20 de janeiro de 2026

A Associação Esportiva Araçatuba informou que, no último dia 10 de janeiro, realizou uma reunião para a apresentação de uma proposta do Grupo Pluri visando a constituição de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube.

Representando o Araçatuba, participaram do encontro o presidente executivo Rodrigo Silva e o presidente do Conselho Deliberativo, Márcio Romano. Pelo Grupo Pluri, estiveram presentes o presidente do Araçatuba FC SAF, Johnny Chiamente, o diretor de Patrimônio da Secretaria de Esportes de Araçatuba, Vlademir Luís Poerschke, além dos empresários Bruno Rondon Tavates e João Laluce Neto.

O Grupo Pluri é um conjunto de empresas especializadas em consultoria e gestão esportiva. Embora o grupo não costume atuar como investidor direto, ele frequentemente aparece como consultor ou intermediador em negociações envolvendo SAFs, com participação nos processos do Paraná-PR, Botafogo-PB e Uberlândia-MG.

Após a apresentação, a proposta foi encaminhada ao departamento jurídico da Associação Esportiva Araçatuba para uma análise detalhada. O prazo final para resposta é o dia 26 de janeiro. Já a diretoria e o Conselho Deliberativo devem discutir e definir a posição oficial do clube em reunião marcada para o dia 21 de janeiro.

SAFs no futebol paulista

As Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) estão se tornando a opção mais viável para gestão profissional no futebol brasileiro. De acordo com levantamentos recentes, mais de 100 clubes estão neste modelo administrativo. E é claro que o Estado com maior número de clubes e investimentos no futebol nacional, teria grande folga em relação aos demais. Só em São Paulo, são 29 clubes com este modelo de gestão.

Entre os principais exemplos do futebol paulista estão Botafogo-SP, Portuguesa, Primavera, Noroeste, Capivariano e Novorizontino. Clubes que, atualmente, figuram na elite do Campeonato Paulista e investem para conquistar, ou reconquistar, relevância no cenário nacional.