O Guarani já tem planos traçados para João Marcelo, destaque da equipe na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em meio à crise no setor ofensivo, o Bugre decidiu promover o jovem aos profissionais após o fim da competição. Isso conta com aval de Maurício Souza, que chegou valorizando as categorias de base.
João Marcelo ainda está concentrado com o elenco bugrino na disputa da Copinha. O Guarani enfrenta o Atlético-MG nesta terça-feira, dia 14, em duelo valendo vaga nas oitavas de finais da competição. Ele é o artilheiro da equipe com cinco gols marcados em cinco jogos, o que deu a posição de líder do grupo para o time campiniro.
Ele deve ser inscrito na Lista B, ou seja, não ocupará espaço na lista reservada para jogadores profissionais, como os reforços. Mesmo sendo da base, deve entrar na disputa pela titularidade junto de Samuel e Renan Barnabé. Ambos estão com o elenco na pré-temporada, mas foram testados apenas em jogos-treinos.
O centroavante do Bugre já estreou no profissional, no fim de 2024, sob o comando de Allan Aal. Ele não fez gols, mas já adquirir experiência com o time de cima. O destaque do ano passado aconteceu no sub-20, com nove gols em 13 jogos pelo Paulistão da categoria.
O elenco iniciou a preparação no Brinco de Ouro, mas fez transferência para Águas de Lindóia, onde Maurício Souza finaliza o trabalho tático. O Paulistão começa dia 15 de janeiro, diante do Botafogo-SP. João Marcelo deve integrar o grupo somente após isso, pois tem direito a dias de descanso depois de disputar a Copinha.