Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional

Ato racista mancha empate do Comercial na Copa Paulista

Por: André Victor Lima e Silva
12 meses atrás em 9 de setembro de 2024
Divulgação / Futebol Paulista


O jogo entre Comercial e Monte Azul, válido pelas quartas de final da Copa Paulista, foi marcado por um episódio lamentável de racismo. A partida realizada no estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto, neste sábado (07), terminou empatada sem gols, mas o destaque negativo ficou por conta de uma acusação de injúria racial feita pelo goleiro reserva do Monte Azul, Vinícius Mendi, de 19 anos.


De acordo com o jovem atleta, um torcedor do Comercial o teria chamado de “macaco” após o apito final. A ofensa, proferida nas proximidades do banco de reservas do time visitante, gerou um princípio de tumulto. Mendi, visivelmente abalado, registrou um boletim de ocorrência no próprio estádio.


Goleiro do Monte Azul denuncia racismo em jogo contra o Comercial

Vinícius Mendi assinou o boletim de ocorrência ainda no Palma Travassos.


Tanto o Comercial quanto a Polícia Civil estão investigando o caso e buscam identificar o responsável pela ofensa racista. O clube ribeirão-pretano divulgou uma nota repudiando o ato e afirmando que tomará as medidas cabíveis.


A Federação Paulista de Futebol também acompanha o caso e poderá aplicar punições ao Comercial caso o árbitro da partida inclua a denúncia na súmula. A equipe de Ribeirão Preto corre o risco de perder mandos de campo e receber multas. A diretoria do clube emitiu nota oficial:



O Comercial Futebol Clube informa que tomou ciência do ato de racismo denunciado pelo goleiro reserva do Monte Azul, Mendi.


O Leão do Norte aguarda a finalização da súmula do jogo e do Boletim de Ocorrência. Mas já antecipa que trabalha para a identificação da pessoa que cometeu tal ato.


O Comercial Futebol Clube, time do povo e plural, lamenta qualquer tipo de preconceito e punirá de forma exemplar qualquer pessoa que cometa atos desse tipo em nossas dependências.


O episódio mancha a imagem do futebol e reforça a necessidade de combater o racismo nos estádios. A partida de volta está marcada para o próximo sábado (14) em Monte Azul Paulista.