Nos dois confrontos diante do Libertad, do Paraguai, pela fase de grupos da competição continental, jovens da base foram os protagonistas e decisivos para o Tricolor somar pontos importantes rumo ao mata-mata. Na última quarta-feira (14), em partida disputada no MorumBis, o São Paulo viu o jogo se complicar com a expulsão de Alisson ainda no primeiro tempo.
Na etapa final, o Libertad aproveitou a superioridade numérica e abriu o placar com Gustavo Aguilar, colocando os paraguaios vivos na briga pela classificação. O resultado parcial deixava o Tricolor em situação delicada, adiando a possível vaga antecipada e ameaçando a liderança do grupo.
Mas aos 40 minutos do segundo tempo, entrou em campo Lucca, atacante de apenas 17 anos, que fazia sua estreia no time principal. E bastaram cinco minutos para o garoto marcar o gol de empate e salvar o São Paulo de uma derrota dentro de casa. O lance foi emblemático, pois foi o primeiro gol do jogador na equipe principal.
Curiosamente, esse não foi o primeiro episódio recente em que um jovem formado em Cotia foi protagonista contra o Libertad. No encontro anterior entre as equipes, no dia 23 de abril, no Paraguai, quem brilhou foi Lucas Ferreira. O atacante também formado nas categorias de base abriu o placar na vitória por 2 a 0, marcando seu primeiro gol como profissional e sendo um dos principais nomes do time naquela ocasião.
Os garotos surgiram em momentos decisivos e brilharam. E mesmo em meio à maratona de jogos e com desfalques importantes, o clube tem conseguido recorrer com sucesso aos jovens.