O técnico Vinicius Bergantin comemorou a vitória da Ferroviária por 2 a 1 sobre o América-MG, fora de casa, neste sábado (7), pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A Locomotiva virou o jogo no segundo tempo, com gols de Vitor Barreto e Carlão.
O resultado encerrou uma sequência de quatro partidas sem vitória e marcou o primeiro triunfo da Ferroviária como visitante nesta Série B. Para o treinador, o comportamento da equipe foi fundamental.
“Muito feliz pela vitória, pelo comportamento que a equipe teve. Foi muito consistente no nosso plano de jogo. A gente conseguiu virar, né, contra uma equipe que tinha uma invencibilidade muito grande aqui em casa, 36 jogos, mais de um ano e meio. Mesmo saindo perdendo, o adversário com algumas construções chatas da gente encaixou, principalmente no primeiro tempo. A gente voltou bem, teve que se expor um pouco, subiu um pouquinho a pressão, mas conseguimos empatar e virar o jogo”, avaliou Bergantin.
Além de quebrar o jejum da Ferroviária, a derrota do América-MG também colocou fim a uma invencibilidade dos mineiros atuando em Belo Horizonte, que vinha desde novembro de 2023.
“A equipe do América é muito perigosa. No segundo tempo o jogo ficou um pouco maluco, o que não era o que a gente queria, mas precisávamos pressionar mais alto. Conseguimos, com essa postura, a qualidade do elenco e a leitura dos atletas após as trocas, virar um jogo tão difícil e importante para nós, conquistando a primeira vitória fora de casa”, completou o técnico.
Bergantin também explicou a substituição de Vitor Barreto, um dos autores dos gols da Ferroviária. O atacante entrou aos 15 minutos do segundo tempo, marcou aos 25 e foi substituído aos 38.
“O Barreto sentiu um desconforto. Não foi uma lesão, apenas um desconforto. Pela forma como o jogo estava, não valia a pena expô-lo nos minutos finais e correr o risco de uma lesão. Estamos muito felizes pelo gol dele e por ele estar cada vez mais participativo. Foi uma decisão de precaução”, esclareceu.
Com o resultado, a Ferroviária aparece na décima colocação, com 15 pontos. O próximo compromisso da equipe será no dia 16, segunda-feira, contra a Chapecoense, em Santa Catarina. Bergantin destacou a importância do resultado para a confiança do grupo.
“Mesmo nas derrotas estávamos fazendo bons jogos. Sabemos da dificuldade do campeonato. Tivemos empates em casa que fazem parte da competição, mas claro que queríamos vencer. Essa vitória veio em um momento importante, após quatro jogos sem vitória, e traz confiança. O grupo tem muita qualidade e seguimos confiantes jogo a jogo.”