A Ferroviária venceu o São Bento por 2 a 0 nesta quarta-feira (26), no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, pela 13ª rodada da Série A2 do Campeonato Paulista. Com o resultado, a Locomotiva chegou a 19 pontos, voltou ao G-8 e assumiu a sétima colocação na tabela.
O técnico Vinicius Bergantin celebrou a vitória e reforçou o foco na classificação para a próxima fase, destacando a evolução da equipe e elogiando o desempenho dos jogadores.
“Mais um jogo difícil na competição. Os atletas entenderam muito bem o jogo. Primeiro tempo difícil, mas a gente conseguiu, com a qualidade e o entendimento deles, abrir 2 a 0. Importante que depois a gente conseguiu sustentar bem no segundo tempo. O objetivo é vencer. Está tudo muito embolado e a gente precisa jogar para vencer, para quem sabe até garantir uma classificação antecipada”, avaliou.
A AFE garantiu os três pontos fora de casa com gols de Zé Mário e Juninho, ambos no primeiro tempo. Agora, o time já volta suas atenções para o próximo compromisso, contra o Rio Claro, lanterna da competição, novamente longe de Araraquara.
“Foi muito importante a gente entender o começo do jogo. Por competência da nossa defesa, do Léo, a gente segurou o 0 a 0. Eles estavam trabalhando muito em bolas longas, contra-ataques, e o nosso maior desafio agora é tentar deixar os jogadores descansarem para o jogo de sábado. São 60 e poucas horas. A gente vai jogar às três da tarde, com sensação térmica de 35, 38 graus. Muito difícil. O Rio Claro jogou à tarde e tem algumas horas na nossa frente, mas a gente tem uma aparelhagem, os fisioterapeutas, toda uma competência, e foi pontuado pros atletas para que eles estejam na melhor condição possível para sábado”, declarou Bergantin.
Bergantin também comentou sobre o desgaste dos jogadores e a preparação para minimizar os impactos da maratona de jogos.
“A equipe está muito bem fisicamente. As lesões estão acontecendo no campeonato todo. Se eu lembrar os últimos jogos, os adversários do XV tinham vários jogadores lesionados. A Portuguesa Santista, o próprio São Bento teve um jogador que se lesionou no aquecimento, o Diego. Mas é uma sequência muito forte, jogo a cada, no máximo, três dias. A equipe está bem preparada, está conseguindo sustentar. A gente tem que focar muito. Acho que tem que ir com força máxima, dentro da parte física, técnica e mental, para buscar a vitória e se consolidar no G8”, analisou.
Desde que retornou a Ferroviária, após a demissão de Júnior Rocha, Bergantin vem conseguindo bons resultados. Nos três jogos sob seu comando o time conquistou duas vitórias e um empate, além de apresentar uma significativa melhora defensiva, sofrendo apenas um gol nesse período. Ele comentou sobre o trabalho que vem sendo feito.
“O que vem acontecendo é que deu para a gente trabalhar muitos conceitos. O que a gente vem fazendo são os encaixes, de acordo com como o adversário constrói o tiro de meta e no campo de defesa para chegar no campo de ataque. A gente trabalha também como defender no nosso campo de defesa, defender os cruzamentos, ajustes de bola parada. Então, é muito no tático, por pouco tempo de treinamento, e por vídeos. Vídeos analisando, vídeos na preleção daquilo que a gente trabalhou no treino tático. Os jogadores vêm assimilando bem, trabalhando bastante esses gatilhos de pressão. A compactação da equipe pode melhorar ainda um pouco mais, mas a equipe vem dando uma resposta muito boa nesse fator também”, concluiu o treinador.
Confira a coletiva na íntegra: