O técnico Vinícius Bergantin não poupou elogios à Ferroviária após a vitória por 1 a 0 sobre o CRB, neste sábado (22), pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A Locomotiva atuou por mais de 70 minutos com um jogador a menos e mesmo assim saiu de campo com os três pontos, no Estádio Jorjão, em Novo Horizonte.
Ainda no primeiro tempo, o zagueiro Gustavo Medina foi expulso após obstruir uma clara chance de Baggio em direção ao gol. Mesmo em desvantagem numérica, a equipe paulista abriu o placar com um golaço de falta de Netinho, aos 43. E contou com uma atuação segura do goleiro Dênis Júnior para manter a vantagem.
Para Vinícius Bergantin, a atuação com um jogador a menos durante a maior parte do jogo, representou um momento de grande orgulho.
“Uma vitória como hoje… eu acho que é difícil ter a sensação de orgulho maior do que como ela foi. Poxa, acho que 70 minutos com um jogador a menos, contra uma equipe de G4, uma equipe muito qualificada, com várias variações de jogo… É onde a gente tem que valorizar mais ainda o esforço, o entendimento, a qualidade dos nossos atletas para entender o que aconteceu. E não só acabar o jogo, mas acabar o jogo com uma vitória gigante, com um espírito incrível que eles demonstraram dentro de campo. Isso se traduz no que eu disse: do maior sentimento de orgulho que eu já senti numa partida de futebol como treinador.”, afirmou.
Com o resultado, a Ferroviária subiu três posições e ocupa, momentaneamente, o 10º lugar na tabela da Série B, com 18 pontos. Assim, o treinador também destacou a importância do resultado no contexto da competição.
“A vitória é sempre importante. A gente venceu contra o América, fez um bom jogo contra a Chape, não pontuou. A Série B é muito difícil, é muito equilibrada. Todos os jogos, você fica ali entre as três possibilidades de placar final: empate, derrota e vitória. Assim, uma atuação que os atletas deixaram tudo em campo. Eu não sei se a melhor atuação tecnicamente, com certeza não, mas de entrega, de entendimento, de se superar, com certeza sim“, declarou o comandante da AFE.
Questionado sobre as atuações individuais de Carlão, importante taticamente mesmo sem marcar gols, e de Dênis Júnior, fundamental para segurar o resultado, Bergantin elogiou a postura dos dois atletas.
“São dois jogadores de extrema confiança. De todos no clube, da minha parte, da comissão técnica. São jogadores prontos. O Dênis, um pouco mais novo… Mas que trazem uma estabilidade enorme pro nosso time, tanto na ponta defensiva, o Dênis, quanto na ponta ofensiva, o Carlão. O que o jogo pede, o Carlão te entrega. Se é para defender, como foi hoje, para fechar os espaços; se é para flutuar; se é para atacar a linha; se é para fazer os gols. Então são jogadores que são importantíssimos. E o Dênis também, com a leitura, com a calma que ele passa, sem ações extravagantes, ele traz essa segurança. Então, dois pilares importantes que a gente tem, assim como Ricardinho, Ronaldo, entre outros. Mas dois jogadores que hoje, ficou claro o quanto que eles são importantes pro nosso elenco”, completou.
A Ferroviária volta a campo no próximo domingo (30 de junho), contra o Paysandu, fora de casa. A partida acontecefer às 19h, no Estádio da Curuzu, em Belém (PA), pela 14ª rodada da Série B.