Bergantin exalta vitória da AFE: “Mais importante do ano”

Por: Beatriz Quintino
2 meses atrás em 2 de agosto de 2025
Foto: Reprodução


O técnico Vinicius Bergantin destacou a importância da vitória da Ferroviária por 2 a 0 sobre o Remo, na sexta-feira (1), no Mangueirão, em Belém, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A Locomotiva encerrou uma sequência de seis jogos sem vencer e abriu o segundo turno com resultado positivo.


Com gols de Ronaldo e Juninho, a AFE chegou aos 23 pontos e subiu, de forma momentânea, para a 14ª colocação. Para o treinador, o resultado foi decisivo para o moral da equipe.



Foi a vitória mais importante pra gente. A gente teve excelentes vitórias contra o Atlético Goianiense em casa, contra o Coritiba em casa, e contra o América Mineiro também, de virada, fora de casa. O América Mineiro tava, se eu não me engano, há 500 e tantos dias sem perder em casa. Mas hoje foi a vitória mais importante nossa do ano, por todo o contexto que o campeonato… que a gente se colocou nesse contexto. E valorizar bastante”, afirmou Bergantin.



O treinador citou que a equipe já vinha dando sinais de evolução, apesar da sequência negativa.



A gente vinha nessa sequência negativa no campeonato, já tinha dado sinais de recuperação contra o Athletico-PR. Depois, um jogo onde nós jogamos 90 minutos contra o Operário em casa, seguramos o empate. Todos estavam muito indignado com essa situação. O grupo tava sentindo bastante a fase que vinha passando e se comprometeu a fazer um jogo de altíssimo nível, contra a excelente equipe do Remo, com jogadores de altíssimo nível também”, comentou.



Além da postura estratégica, o comandante elogiou a eficiência do time no ataque.



Mais do que tirar um peso, o ensinamento que a gente tem que tirar dessa sequência negativa que a gente teve. A gente tá num clube que há 30 anos não jogava Série B, que vem se estruturando, que vem crescendo, que vem buscando esse campeonato estável na Série B. E a gente precisa sempre estar disposto a colocar um alto nível no dia a dia, colocar um alto nível nos jogos. Não é que ninguém relaxou, ninguém deixou de fazer, deixou de trabalhar, mas a gente precisa sempre lembrar dessa situação que sirva como aprendizado pra gente estar sempre antecipando as situações e não caindo numa sequência pesada como a gente teve nos últimos seis jogos.”



Apesar da empolgação com o resultado, Bergantin reforçou que o momento ainda é de cautela. A equipe volta a campo na próxima sexta-feira (8), às 19h, contra o Amazonas, na Arena Fonte Luminosa, em duelo direto por posições na parte de baixo da tabela.



“G4? Ah, é um sonho. É um sonho, mas, antes de deitar e sonhar, a gente precisa manter os pés no chão. Caminhar para sair daquela zona do 14º, 15º… A gente chegou a passar aí algumas rodadas na zona de rebaixamento. Vamos trabalhar para isso. Vai ser uma caminhada difícil, mas primeiro é buscar uma sequência positiva dentro da competição, uma sequência de vitórias, como a gente conquistou em alguns momentos ali — cinco, seis rodadas sem perder. Mas buscar ficar longe, primeiro, dessa zona incômoda, e aí, de repente, faltando ali seis, sete jogos, a gente recalcula e vê se é possível. A gente tem que merecer mais pra estar lá em cima. Esse grupo vem trabalhando muito. São ajustes, entendimentos, reforços chegando… e a gente vai sempre buscar esses ajustes pra estar”, concluiu o treinador.