O técnico Vinícius Bergantin celebrou a vitória da Ferroviária por 2 a 0 sobre o Ituano, no último sábado (15), na Arena Fonte Luminosa, pelo jogo de ida das quartas de final da Série A2 do Campeonato Paulista.
O treinador destacou a importância da semana de trabalho e elogiou a intensidade demonstrada pela equipe ao longo da partida.
“Eu acho que foi uma ótima partida nossa. A gente usou muito bem as semanas de treinamento, né? Semana passada também, que já nos deu a vitória contra o Grêmio Prudente. Conseguimos colocar vários aspectos que a gente já vinha trabalhando no intervalo curto entre os jogos, mas usar a semana cheia foi muito importante para também recuperar outros atletas que estavam no departamento médico.
Foi uma partida muito consistente. Acho que o que mais me deixa feliz é que a gente manteve um nível de jogo do começo ao fim. Claro que, na balança do jogo, tem alguns momentos em que o Ituano teve um cruzamento, uma chegada. Eles têm jogadores muito bons, experientes e de qualidade, mas nós conseguimos fazer um ótimo jogo do início ao fim.”
A AFE abriu o placar logo aos quatro minutos, em um gol contra do zagueiro Erik. O segundo veio aos 31 minutos do segundo tempo, com Cássio Gabriel. Bergantin destacou que a pressão inicial foi essencial para garantir a superioridade da equipe em casa.
“A postura foi muito boa. Essa blitz no começo do jogo acabou resultando no primeiro gol. Foi muito importante para sinalizar aquilo que a gente queria no jogo. Como eu disse, os jogadores entraram em campo para fazer um grande jogo e buscar a vitória. Isso era o que a gente tinha conversado, de aproveitar esse fator casa”, afirmou o treinador.
Bergantin reconheceu a importância do placar, mas ressaltou o equilíbrio do confronto.
“Seria ótimo se tivéssemos feito [mais gols, mas não saímos frustrados por ter sido 2 a 0. Acho que foi um resultado importante. Não sei se o confronto estaria definido com um 1 a 0 ou um empate. Você vê a igualdade nos jogos da divisão: dois empates, a vitória do XV, a nossa vitória. É um campeonato muito difícil. De verdade, jamais esperaria que a gente fosse fazer 3 ou 4 a 0 e já definir praticamente o confronto no primeiro jogo. São 200 minutos. Cumprimos bem os primeiros 100. O Ituano é muito forte em casa, eu conheço bem. Acho que, dos confrontos dessas quartas de final, esse é o mais técnico. Não tenho dúvida disso. Isso não quer dizer que uma ou outra equipe vai subir só por ter passado esse mata-mata”, declarou.
A partida de volta acontece na quarta-feira (19), às 19h, no Estádio Novelli Júnior, em Itu. Com a vantagem, a Ferroviária pode empatar ou perder por um gol de diferença para avançar à semifinal. Caso o Ituano vença por dois gols, a decisão será nos pênaltis.
O treinador da Locomotiva ainda reforçou que a classificação ainda está em aberto e destacou a necessidade de manter o nível de concentração no jogo da volta.
“É uma vantagem importante, mas não garante nada. A gente sabe que, no futebol, temos que aproveitar muito bem esses dias para descansar, recuperar os atletas e repassar alguma coisa para melhorar o nosso jogo. Vamos pensar no que a gente imagina que o Ituano possa fazer no segundo jogo e ter, no mínimo, a mesma postura de competir, de querer jogar quando o jogo lá permitir e buscar a classificação. Não tem nada definido. Foi uma vitória muito boa e importante, mas tem mais 100 minutos em Itu para a gente conseguir passar para a semifinal”, disse Bergantin.