Botafogo derrota Goiás em casa e mantém boa sequência

Foto: Raul Ramos/Agência Botafogo/Divulgação
A 25a rodada do Brasileirão Série B teve Botafogo x Goiás na noite desta segunda-feira. A partida foi realizada no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, e terminou em vitória do Pantera por 1 a 0, com gol de Sabit Abdulai já no fim da segunda etapa.
As duas equipes criaram chances reais de gol, pressionando o adversário em diversas oportunidades. A partida foi um festival de gols perdidos, com os dois goleiros também realizando boas defesas. Melhor para o Fogão, que em uma cobrança de escanteio que parecia perdida, viu Sabit acertar o chute de longe e garantir a vitória.
Após esse resultado, o Pantera fica na 14a colocação da tabela, chegando a 30 pontos, abrindo distância de cinco pontos da zona de rebaixamento. O Goiás, um pouco acima, fica com 33 pontos, ocupando a 11a posição no meio de tabela.
Primeiro tempo
O Goiás assustou em duas oportunidades logo no início da partida. Aos quatro minutos, Paulo Baya fez o goleiro João Carlos trabalhar, em bom chute após giro em cima da marcação. Na sequência, Thiago Galhardo tentou o cabeceio mas o goleiro estava atento, de novo. O Pantera respondeu com Victor Andrade, que recebeu de Douglas Baggio mas acabou chutando direto para fora.
Aos 16, a bola sobrou na pequena área do Goiás após jogada pela esquerda, Baggio carregou a bola mas sem ser efetivo. Aos 19, o Esmeraldino levou perigo em cobrança de escanteio, mas João Carlos afastou a bola que ia direto para o gol. Matheus Barbosa ficou sentindo após dividida, obrigando Paulo Gomes a modificar o tricolor e trazer João Costa em seu lugar, com apenas 21 minutos.
Após erro de passe do Fogão, Thiago Galhardo pegou a sobra e bateu forte, contudo, o goleiro fez mais uma boa defesa aos 30 minutos. Primeiros amarelos aos 39, para Messias e Victor Andrade. O zagueiro do time goiano estava pendurado e desfalca a equipe na próxima rodada. Aos 48, Fabio Sanches também levou cartão amarelo por reclamação.
Destaque para João Costa no gol do Pantera nessa primeira etapa. Placar até o momento: 0x0.
Segundo tempo
Alteração somente no Fogão para o reinício. Amarelado nos acréscimos, Fabio Sanches dá lugar a Wallison na defesa.
No ataque, Patrick Brey cruzou na área para Negueba, que chegava sem ângulo e não concluiu a jogada. Troca dupla no Goiás aos 13: entradas de Juninho e Welliton e saídas de Luiz Henrique e Jhon Vásquez. Paulo Baya amarelou na sequência após cometer falta.
De pé em pé aos 22, o Botafogo chegou na área pela direita e João Costa caiu. Os companheiros reclamaram, mas o árbitro seguiu. Do outro lado, Thiago Galhardo recebeu bola enfiada logo em seguida, mas desperdiçou mais uma oportunidade do Esmeraldino chutando por cima do gol. Com 32, Baggio aproveitou sobra e bateu colocado no canto esquerdo de Tadeu, mas o goleiro estava no lance e espalmou para escanteio
Em mais um escanteio, aos 37, a bola afastada sobrou com Sabit, que bateu de primeira de fora da área e inaugurou o placar para o Pantera. Primeiro gol do jogador com a camisa do Botafogo para fazer o 1 a 0. O Goiás pressionou nos acréscimos, mas não foi o suficiente.
Placar final: 1x0.
Próximos jogos
Os dois times retornam a campo na próxima sexta-feira (13), para a sequência do Campeonato Brasileiro. O Botafogo joga um pouco antes, às 19h, contra o líder Novorizontino. O Goiás, por sua vez, recebe o Avaí, às 21h30.
Escalações
Botafogo-SP: João Carlos; Matheus Costa, Fabio Sanches (Wallison) e Bernardo Schappo; Patrick Brey (Jean Victor), Sabit, Matheus Barbosa (João Costa) e Emerson Negueba (Pedro Costa); Alexandre Jesus, Douglas Baggio e Victor Andrade (Gustavo Bochecha). Técnico: Paulo Gomes.
Goiás: Tadeu; Dieguinho, Messias, Lucas Ribeiro e Douglas Teixeira; Nathan Melo, Rafael Gava (Edu) e Luiz Henrique; Jhon Vásquez, Thiago Galhardo (Ángelo Rodríguez) e Paulo Baya (Rildo). Técnico: Vagner Mancini.