O Botafogo-SP oficializou nesta terça-feira (29) a contratação do atacante Léo Gamalho, segundo maior artilheiro da história da Série B do Campeonato Brasileiro. O centroavante de 38 anos chega para reforçar o Tricolor até 15 de abril de 2026, após passar por exames médicos em Ribeirão Preto.
Com 86 gols marcados na Segunda Divisão Nacional, Gamalho está atrás apenas de Zé Carlos, que balançou as redes 92 vezes. Quase metade dos tentos do atacante foram feitos em quatro das últimas cinco edições do torneio. Em 2020, marcou oito gols em 11 jogos pelo CRB, seguido de 16 tentos em 37 partidas com o Coritiba, em 2021. Na temporada de 2023, foram dez gols em 23 duelos, e em 2024 ele anotou quatro vezes em 19 jogos pelo Mirassol.
Além do histórico na Série B, Léo Gamalho também foi três vezes artilheiro da Copa do Brasil, em 2014 (Santa Cruz), 2017 (Goiás) e 2020 (CRB). Ao longo da carreira, soma passagens por diversos clubes do futebol brasileiro e internacional, destacando-se como um dos goleadores mais experientes do país.
A chegada de Gamalho acontece em meio a mudanças no setor ofensivo do Botafogo-SP. O atacante Alexandre Jesus, de 23 anos, está deixando o clube para atuar no futebol russo. Artilheiro da equipe na temporada, com sete gols e uma assistência, ele foi negociado com o Orenburg, da primeira divisão local. A informação foi divulgada pelo Pantera Cast e confirmada pelo ge nesta segunda-feira, dia do jogo contra o Avaí, pela última rodada do primeiro turno da Série B.