Cláudio Tencati inicia preparação com treinos em dois períodos, jogos-treinos e foco em definir identidade da equipe até o início do Paulistão
Foto: Divulgação/Botafogo-SPA pré-temporada do Botafogo-SP começa oficialmente nesta segunda-feira, abrindo um ciclo de 35 dias de preparação até a estreia no Paulistão, marcada para 11 de janeiro, contra o Velo Clube, fora de casa. A Federação Paulista ainda irá confirmar o horário e eventuais alterações na data.
Durante as primeiras semanas, o elenco trabalhará em dois períodos até 22 de dezembro, quando ocorre a pausa para o Natal. Os treinos recomeçam na tarde do dia 26 e seguem até o dia 30, parando novamente no Ano Novo. No dia 2 de janeiro, o grupo se reapresenta e mantém o ritmo até o início da competição.
Segundo o técnico Cláudio Tencati, estão previstos de três a quatro jogos-treinos nessa fase inicial. Como muitos clubes só retornarão às atividades entre os dias 16 e 18, os primeiros testes devem ser realizados contra o time sub-20, que se prepara para a Copa São Paulo.
— Quando colocamos em sessão de treinos, tem Natal e Ano Novo e as outras equipes também vão fazer paradas e não vamos conseguir confrontos. Antes disso, vamos fazer com a base, até porque muitas equipes vão começar a treinar dia 16, dia 18, então ainda não vão querer fazer jogos-treinos antes do Natal. Então, os primeiros serão com o sub-20, depois ir avançando gradativamente. Na mesma divisão, se vamos conseguir, não sei. Talvez outro estado, mas no mesmo nível — explicou Tencati.
A pré-temporada será organizada de forma progressiva. O treinador quer que o elenco assimile rapidamente o modelo de jogo com e sem a bola, as variações táticas e a metodologia de trabalho. O Botafogo-SP deve utilizar o campo de apoio e, futuramente, pode contar com melhorias tanto no local quanto no gramado do Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet. O novo CT, com gramados sintéticos, também está à disposição.
Quando essa primeira etapa estiver consolidada, começam os jogos-treinos para que a equipe desenvolva identidade. Tencati acredita que o time passará a ter a sua “cara” por volta da terceira rodada do Paulistão, embora reconheça o curto tempo de preparação.
— O Paulistão tem que começar ganhando. Por isso a gente fala do futebol de resultado e do futebol de bom rendimento, aliado a resultado (…) Treino é uma coisa. O contexto de jogo oficial é outro. A nossa cara, talvez, somente na terceira rodada.
— Mas você fala: “Pô, mas estamos dentro da competição”. É que não consigo reunir todos os elementos de um jogo, com os contextos técnico, físico, tático e emocional em função da pressão que é o jogo, do confronto com o adversário, a necessidade dos três pontos. Às vezes o jogador vai para o amistoso e está com um comportamento, até vai bem para caramba, mas chega no jogo oficial, por algum motivo, o cara se prende, se retrai e não tem o mesmo rendimento. Por isso que digo que a regulação da forma ideal ou a maneira que a gente quer estará no terceiro jogo para frente, mesmo sabendo que teremos que ter resultado no primeiro, no segundo. Vou trabalhar com essa perspectiva de ter resultado e ir melhorando a cada jogo, a cada momento, para chegar no ideal.
Goleiros: Brenno (dez/2027), Jordan (dez/2026), Victor Souza (dez/2027)
Zagueiros: Carlos Eduardo (abr/2026), Ericson (dez/2026), Vilar (apr/2026)
Laterais: Jeferson (lesionado, mar/2026), Jonathan Lemos (dez/2026)
Meias: João Costa (mar/2028), Leandro Maciel (nov/2026), Marquinho (jan/2026), Rafael Gava (dez/2026), Matheus Sales (dez/2026), Everton Morelli (dez/2026)
Atacantes: Guilherme Queiroz (dez/2026), Jefferson Nem (abr/2026), Léo Gamalho (abr/2026), Toró (jul/2026, atualmente emprestado à Ponte)