Diretoria reforça urgência do novo formato e projeta arrancada já na estreia
Foto: Divulgação/ NovorizontinoO Departamento de Futebol do Botafogo-SP iniciou a preparação para o Paulistão com um recado direto ao elenco: o novo formato da competição não permite deslizes. Com apenas oito partidas na primeira fase — quatro como mandante e quatro como visitante — a equipe precisa terminar entre os oito melhores dos 16 participantes para avançar, enquanto os dois últimos caem para a Série A2.
Os adversários foram separados por potes e definidos em sorteio. O Botafogo-SP enfrentará clubes de todos os grupos, incluindo os três do pote D, que reúne os times promovidos e os de pior campanha no último estadual, além de compromissos contra equipes dos potes A, B e C — que incluem desde os grandes até os melhores colocados da última edição.
– Os jogadores já conhecem as dificuldades do campeonato e o ambiente do futebol. Nossa missão é fazer com que eles entendam que não há margem para erro, adaptação ou aprendizado durante a competição. Tudo isso precisa acontecer antes – afirmou o gerente de futebol, Filipe Soutto.
A pré-temporada começará mais cedo, no dia 8 de dezembro, e a estreia acontece no dia 11 de janeiro, fora de casa, contra o Velo Clube. Soutto reforça que o início será determinante para o rumo da campanha.
– O primeiro jogo do Paulistão é a nossa primeira final. Em cerca de dez dias, podemos estar virtualmente classificados ou virtualmente rebaixados. Quem demora a entender o formato do torneio acaba sofrendo lá na frente – completou.
O calendário prevê viagens para enfrentar Red Bull Bragantino, Novorizontino e Guarani, enquanto em Ribeirão Preto o Botafogo-SP recebe Noroeste, Primavera, Capivariano e o Palmeiras. A nova direção enxerga o elenco em condições de disputar em alto nível após mudanças estruturais promovidas para esta temporada.
– O Paulistão é uma competição de nível técnico muito alto. Por isso, esperamos fazer uma campanha consistente. Fizemos mudanças para implementar uma nova metodologia e ganhar força para disputar o campeonato em alto nível – disse André Leite, diretor-executivo.
Até agora, o clube anunciou a chegada do lateral-direito Jonathan Lemos e as renovações de Victor Souza, Jeferson e Guilherme Queiroz. Marquinho também deve permanecer até o fim do estadual. Soutto reforça a importância da competição para todos:
– Eles precisam chegar cientes das dificuldades e entender que este pode ser um campeonato de visibilidade, tanto para o clube quanto para os próprios jogadores. A ideia é deixar claro no mercado que o Botafogo vai fazer uma temporada diferente.