O Botafogo-SP está próximo de acertar o empréstimo do volante João Costa ao Fortaleza até janeiro de 2026. O acordo inclui uma opção de compra, com o clube nordestino podendo adquirir 60% dos direitos econômicos do jogador ao término do vínculo. A informação foi divulgada pela Rádio CBN.
Formação e evolução no Botafogo-SP
Revelado pelo Botafogo-SP, João Costa chegou ao clube em 2019, aos 14 anos. Em 2020, sua evolução foi interrompida pela pandemia, mas ele retomou a trajetória em 2021. Dois anos depois, recebeu oportunidades no time principal durante a Copa Paulista, mas retornou à base após a competição.
Em 2023, seu desempenho chamou a atenção da comissão técnica, e ele passou a treinar com o elenco profissional. No ano seguinte, consolidou-se na equipe e disputou 35 partidas entre Paulistão, Copa do Brasil, Copa Paulista e Série B, marcando dois gols. Seu bom momento o levou a um período de treinos com a Seleção Brasileira Sub-20 na Granja Comary.
Perda de espaço e transferência para o Fortaleza
Embora tenha se em 2024, João Costa viu sua participação diminuir nesta temporada, atuando apenas dois minutos no Campeonato Paulista. Diante desse cenário, o Fortaleza avançou nas negociações para contar com o jogador por empréstimo.
Se a transferência se confirmar, o volante terá a oportunidade de buscar mais tempo de jogo e continuar sua evolução no futebol nordestino.