O Botafogo-SP inicia neste sábado (2) a sua caminhada no segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe fechou o primeiro turno na 20ª colocação, com 18 pontos somados, ocupando a lanterna da competição.
Com desempenho abaixo das expectativas, o clube aparece como o principal candidato ao rebaixamento, segundo as projeções do Departamento de Matemática da UFMG. O Pantera tem 65,1% de risco de queda para a Série C. Logo atrás estão Amazonas, com 51,4%, e Ferroviária, com 51,2%.
Apesar do cenário negativo, a disputa da Série B segue muito equilibrada. A diferença entre o primeiro e o último colocado é de apenas 19 pontos, a menor desde que a competição passou a ser disputada por 20 equipes em pontos corridos, em 2006.
Diante desse equilíbrio, os números podem mudar rapidamente. Qualquer resultado é capaz de alterar significativamente as probabilidades. Assim, o Botafogo-SP busca iniciar uma reação no returno a partir deste sábado, às 18h30, quando recebe o América-MG pela 20ª rodada da Série B.