Botafogo-SP perde para o Criciúma e não garante permanência

O Pantera não segurou a pressão do mandante e perdeu a chance de garantir a permanência na segunda divisão

Por: Vinícios Cotrim
17 horas atrás em 16 de novembro de 2025
Foto: Reprodução/Botafogo



Na tarde deste domingo, 16, o Botafogo-SP foi visitar o Criciúma em busca de encerrar um longo jejum fora de casa. Mesmo precisando da vitória, o Pantera foi derrotado no Heriberto Hülse por 2 a 0, não pontuou, e se manteve perto da zona de rebaixamento do Brasileiro Série B.

Escalações

Criciúma: Alisson, Jonathan (Yan Souto), Rodrigo, Luciano Castán e Marcinho (Léo Alaba); Léo Naldi, Gui Lobo (João Carlos) e Jhonata Robert (Matheus Trindade); Felipinho (Luiz Henrique), Diego Gonçalves e Nicolas. Técnico: Eduardo Barroca.

Botafogo-SP
: Victor Souza; Wallison, Ericson, Vilar e Gabriel Risso; Gabriel Bispo (Guilherme Queiróz), Wesley Dias (Marquinho) e Dramisino (Jean Victor); Jonathan Cafu (Matheus Barbosa), Léo Gamalho e Gabriel Barros (Leandro Maciel). Técnico: Ivan Izzo.

Primeiro tempo

O Criciúma dominou completamente a primeira etapa, começando em ritmo acelerado. O Tigre abriu o placar cedo com Rodrigo, que cabeceou para o gol após escanteio cobrado por Jhonata Robert.

A equipe catarinense seguiu superior, criando mais chances de perigo com Diego Gonçalves, Felipinho e o próprio Jhonata, mantendo a pressão. O Botafogo-SP, por sua vez, teve a posse de bola em alguns momentos, mas demonstrou pouca inspiração ofensiva e quase não ameaçou a meta defendida pelo goleiro Alisson.

Segundo tempo

Na volta para o segundo tempo, o time da casa tentou ensaiar uma pressão inicial, mas viu o Botafogo-SP crescer na partida e quase buscar o empate em duas oportunidades com Gabriel Bispo e Gabriel Barros, mas o goleiro Alisson evitou os gols em ambas as ocasiões.

A partir daí, o jogo ficou amarrado. O time paulista dominava a posse de bola, porém, não conseguia converter essa superioridade em chances claras de gol. Essa ineficiência custou caro: aos 42 minutos, João Carlos recebeu na ponta esquerda, cortou para o meio e finalizou no canto, fazendo o segundo gol do jogo no Heriberto Hülse e garantiu a vitória do Criciúma.

Próximo compromisso

O Botafogo-SP faz o jogo da vida na última rodada do Brasileiro Série B. O confronto de despedida desta edição do campeonato acontece no domingo, dia 23, diante do Avaí, no Estádio Santa Cruz.