O Botafogo-SP foi goleado pelo Ceará, dentro de casa, na última partida disputada pela Série B. Mesmo com a derrota, o Pantera viu as chances de rebaixamento caírem, e ainda pode ver a permanência ser garantida antes de entrar em campo. Para isso, terá que acompanhar o confronto entre Ponte Preta e Sport, que acontece no sábado.
A Ponte Preta é o primeiro time dentro da zona de rebaixamento, e precisa vencer para sair do Z4. Porém, a equipe vive má fase e enfrentará o Sport, que segue vivo na luta pelo acesso para a primeira divisão. Mesmo com a decisão marcada para o Moisés Lucarelli, o clima é de tensão, pois a Macaca não vive boa fase no Majestoso, enquanto o Leão é um dos melhores visitantes do campeonato.
Se a Macaca for derrotada, não conseguirá bater os 42 pontos que o Botafogo-SP já possui, por ter apenas uma rodada a ser disputada após este jogo. Porém, ainda existirá a chance de não cair, mas dependendo dos dois últimos resultados do CRB, o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
O Botafogo-SP enfrenta o Avaí nesta 37ª rodada, um time que não tem mais pretensões nesta Série B. Porém, apesar disso, o Pantera terá que superar a péssima fase que vive quando joga em Ribeirão Preto, no Estádio Santa Cruz. A partida acontece na segunda-feira, dia 18, às 21h (de Brasília).