De virada, o Botafogo-SP goleou o Comercial, por 4 a 1, na noite desta terça-feira (9), pelo clássico Come-Fogo 172. A partida válida pela 4ª rodada da Copa Paulista, aconteceu no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
Com gols de Willian, Erick e dois de Pedro Savarino, o Tricolor, com um time alternativo, conquistou a sua primeira vitória no campeonato. Somando quatro pontos, a equipe agora é a terceira colocada do Grupo 2.
Do outro lado, o Comercial segue sem vencer um jogo desde agosto de 2023. O Bafo até começou esboçou uma reação após dois empates na Copa Paulista, abrindo o placar com Carlinhos. No entanto, o time segue com dois pontos, na quarta colocação do grupo.
Assim, placar atualizado no Come-Fogo. O Botafogo tem 64 vitórias, Comercial 49, além de outros 59 empates. Além disso, o Leão não vence o rival no profissional há dez anos.
Primeiro tempo
A primeira etapa do Come-Fogo 172 foi bem agitada pelos dois lados. Logo aos dois minutos, o Botafogo teve a primeira chance clara. Willian, após se livrar da marcação, finalizou forte da intermediária, mas a bola passou por cima do gol de Marcos.
O Pantera manteve a pressão na saída de bola do Comercial, que, por sua vez, controlava a posse e buscava espaços no ataque. Foi assim que aos seis minutos do jogo, Carlinhos driblou a marcação e arriscou um chute da entrada da área, abrindo o placar para o Comercial.
O Tricolor não se abalou e continuou buscando o ataque. Aos 14 minutos, Emerson Negueba chegou com perigo, mas viu a bola passar rente à trave de Marcos.
Logo em seguida, um apagão nos refletores do estádio Santa Cruz paralisou a partida por um curto período.
Negueba continuou insistindo para o Tricolor. Aos 21 minutos, driblou a marcação e chutou rasteiro, mas Marcos defendeu sem dificuldade. Pouco depois, tentou de longe, ganhando um escanteio. O Comercial tentava administrar o resultado enquanto o Botafogo buscava o empate. Com o tempo passando, o time da casa aumentou a pressão.
Assim, aos 37 minutos, saiu o empate do Botafogo. Pedro Severino, camisa 9, cabeceou forte para balançar as redes. Ainda no primeiro tempo, veio a virada. Três minutos depois, Willian arriscou forte de fora da área direto para o fundo do gol. Assim, o Tricolor foi para o intervalo com a vantagem.
Segundo tempo
O segundo tempo começou de forma mais morna, com o Leão do Norte trocando passes e buscando espaço na marcação do adversário.
Aos 11 minutos, o Botafogo teve a primeira boa chance do segundo tempo. Severino lançou Negueba pela esquerda, que cortou para o meio, driblou dois adversários e arriscou da intermediária. A bola passou raspando a trave direita de Marcos.
O Comercial continuava trocando passes, mas encontrava dificuldades para chegar ao ataque, com o Tricolor afastando qualquer perigo.
Pouco depois dos 20 minutos, o Comercial cometeu um erro na saída de bola, e Pedro Severino aproveitou a oportunidade. O camisa 9 roubou a bola, driblou o goleiro e marcou seu segundo gol na partida, o terceiro do Pantera.
O Bafo tentou reagir, mas não conseguiu furar o bloqueio do rival. Adriano Luiz aproveitou uma sobra pela esquerda e bateu cruzado, mas Victor Souza fez uma ótima defesa, mandando para escanteio.
Os donos da casa ainda conseguiram marcar mais uma vez antes do fim da partida. Aos 40 minutos, o Botafogo pressionou na área adversária, e Erick aproveitou uma sobra, se livrou da marcação e consolidou a vitória do Tricolor no clássico. O Pantera inclusive teve a chance de fazer o quinto gol. Mas o goleiro Marcos salvou uma chegada de perigo do Gustavo.
Escalações
Botafogo-SP: Victor Souza, Thassio, Fillipe Soutto, João Maranini, Ericson, Erik Rebello, Emerson Negueba, Rafael, William, Tortello, Pedro Severino.
Comercial: Marcos, Carlinhos, Guilherme Café, Guilherme Teixeira, Yan Ferreira, Ninho, Emerson Muller, Emerson Silva, Khawhan, Gustavo Henrique, Valdo Bacabal, Danielzinho.