O Botafogo fez as pazes com a vitória. Jogando esta noite no Estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, no Espírito Santo, o Fogão derrotou o Nova Venécia, de virada, por 2 a 1.
O nome da noite foi Alex Sandro, autor dos dois gols do time paulista.
Com a classificação, o Botafogo já tem garantido R$ 2,7 milhões em premiação.
O Nova Venécia fez um bom primeiro tempo. Não demorou muito para abrir o placar. Aos 12 minutos, após cruzamento da esquerda, falha do goleiro Michael e gol de Diego: 1 a 0.
O Botafogo não oferecia resistência ao time da casa. Sendo assim, quase levou o segundo em uma bicicleta de Diego. A bola passou raspando a trave do Pantera.
O goleiro Michael se redimiu do erro no gol e salvou o time de Ribeirão Preto. Na falha de Felipe Souto, Renatinho desceu sozinho e da entrada da área finalizou para a excelente defesa do arqueiro paulista.
O Botafogo melhorou nos minutos finais e quase empatou no cabeceio de Douglas Baggio no levantamento de Jean Victor. Um pouco antes, o goleiro Wagner Andrade espalmou um arremate da entrada da área de Alex Sandro.
A entrada de Toró, ex-São Paulo, no lugar de Douglas Baggio melhorou demais o Botafogo.
Mas aos 9 minutos, em um contra-ataque puxado pela direita, Diego avançou, passou por dois defensores tricolores e bateu forte, na rede pelo lado de fora.
Aos 13, o Botafogo chegou a igualdade. Jean Victor foi ao ataque e cruzou rasteiro para o desvio fatal de Alex Sandro: 1 x 1.
O empate já resolvia, pois nesta primeira fase o time visitante tem a vantagem da igualdade.
Aos 22, a virada do Botafogo para tranquilizar ainda mais. Após lançamento longo pela esquerda, Alex Sandro ganhou do marcador, driblou o goleiro e marcou seu segundo gol no jogo: 2 a 1.
Debaixo de muita chuva, o time capixaba quase empatou aos 34 minutos, quando Erlon cruzou rasteiro da direita e Gabriel Gomes desviou. A bola passou rente a trave de Michael.
Aos 36, Gutemberg recebeu pela meia-direita e arriscou, levando perigo e assustando a torcida do Botafogo. Final, 2 a 1.
O Botafogo enfrentará na segunda fase da Copa do Brasil o vencedor de Anápolis/GO x Tombense/MG, que se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h30, em Goiânia.
A classificação com vitória encerra uma sequência de cinco jogos sem vitória do time de Ribeirão Preto.
Vale lembrar que o Botafogo está na lanterna do Grupo D do Paulistão, que tem Novorizontino e São Bernardo com 15 pontos e o São Paulo com 14.
Restam apenas três rodadas para o fim e o Botafogo tem chances mínimas de ficar com uma das duas vagas das quartas de final.
Olhando para a parte da degola, o Fogão, com 8 pontos, está à frente de Portuguesa (7), Ituano (6), Guarani (5) e Santo André (4).
No domingo, às 18h, o Botafogo receberá a Portuguesa, em Ribeirão Preto, no chamado jogo de “vida ou morte”. Se vencer, dará um passo gigantesco para sua permanência na divisão de elite para 2025.
Já o Nova Venécia faz uma temporada ruim, ocupando a 7ª posição do Campeonato Capixaba, com apenas uma vitória.