O Botafogo-SP garantiu a permanência na Série B do ano que vem, mas ficará com um gosto amargo por conta das diversas marcas negativas. Além de ser o pior mandante de todo o campeonato, o Pantera também terá seu segundo pior aproveitamento em disputas da competição. A única edição que terminou com números piores foi em 2020, quando foi rebaixado, segundo levantamento do GE.
São 17 participações, contando com a atual, do Fogão na segunda divisão do futebol brasileiro. Quando foi rebaixado, terminou a Série B com um aproveitamento de 29,8%. Agora, mesmo se vencer na última rodada, o máximo a ser atingido é de 39% dos pontos disputados. Essa estatística é levemente inferior ao ano de 2002, quando Botafogo-SP terminou com 40% de aproveitamento.
Porém, se perder para o Coritiba, esse número pode ser ainda pior. Dos possíveis 39%, o time de Ribeirão Preto pode acabar a competição com apenas 37% e apenas um ponto acima da zona de rebaixamento. Isso se, a Ponte Preta vencer, já que possuem 38 pontos e poderiam chegar no máximo aos 41.
Muito desse desempenho baixo do Tricolor é por conta da campanha como mandante. Como citado, a equipe do interior paulista foi o pior time no ranking contando apenas jogos dentro de casa, com 23 pontos conquistados em 19 jogos.