A última rodada do Campeonato Brasileiro chega com quatro clubes ainda na luta contra o rebaixamento. Entre eles está o Red Bull Bragantino, que, após vencer o Athletico-PR por 2 a 1 na penúltima rodada, passou a depender apenas de si para permanecer na Série A.
Segundo dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Bragantino tem 67,9% de chances de ser rebaixado. Athletico-PR (16,8%), Fluminense (11,5%) e Atlético-MG (3,8%) completam a lista.
Mesmo sendo o maior percentual entre os clubes ameaçados, o Massa Bruta diminuiu essa porcentagem em relação à última rodada. Isso porque, para garantir a permanência, a missão do Braga é “simples”.
Atualmente na 17ª colocação com 41 pontos, o time enfrenta o já rebaixado Criciúma, neste domingo (8), em Bragança Paulista. Athletico-PR (16º, com 42 pontos) e Atlético-MG (14º, com 44 pontos) se enfrentam em Curitiba, enquanto o Fluminense encara o Palmeiras em São Paulo.
Assim, o Bragantino precisa, obrigatoriamente, de uma vitória. Três pontos eliminam qualquer possibilidade de queda do time, sem depender de nenhum outro resultados da rodada. Mas uma derrota ou empate decretam o descenso.
A rodada final para o Bragantino e os outros times acontece às 16h (de Brasília), com todos os jogos programados simultaneamente.
Confira as chances de rebaixamento de acordo com a UFMG
- Bragantino: 67,9%
- Athletico-PR: 16,8%
- Fluminense: 11,5%
- Atlético: 3,8%