Depois de um início promissor no Campeonato Brasileiro, o Red Bull Bragantino vive seu pior momento na temporada. Embalado após oscilar no Paulistão, o Massa Bruta surpreendeu nas primeiras rodadas da Série A e o time de Fernando Seabra chegou a brigar diretamente pela liderança.
No entanto, a pausa para o Mundial de Clubes freou o bom momento da equipe, que mergulhou em uma sequência preocupante de maus resultados. Já são cinco jogos sem vencer, sendo quatro derrotas consecutivas, que afetaram diretamente o desempenho do Massa Bruta tanto no Brasileirão quanto na Copa do Brasil.
Pela Série A, o Bragantino caiu da terceira para a quinta colocação, com 27 pontos — agora a nove de distância do líder Flamengo, se afastando significativamente da luta pelo topo da tabela. Na Copa do Brasil, o cenário é ainda mais desafiador. No jogo de ida das oitavas de final, disputado no Rio de Janeiro, o Bragantino foi superado por 2 a 0 pelo Botafogo.
Agora, para avançar às quartas de final, o time de Bragança Paulista precisará vencer o duelo de volta por três ou mais gols de diferença. Um triunfo por dois gols leva a decisão para os pênaltis.