O Red Bull Bragantino vive um momento delicado no Campeonato Brasileiro. Após a derrota por 1 a 0 para o Botafogo no último sábado (26), no Nabi Abi Chedid, pela 31ª rodada, o Massa Bruta se aproximou ainda mais da zona de rebaixamento e também custou o cargo de Pedro Caixinha, o treinador não resistiu a má fase do clube e acabou demitido.
Com a vitória do Athletico-PR sobre o Cruzeiro por 3 a 0, o Bragantino assumiu o posto de equipe com o pior desempenho no returno do campeonato. Desde o início do segundo turno, o Massa Bruta somou apenas 8 dos 36 pontos disputados, com uma vitória, cinco empates e seis derrotas. Esse retrospecto acende o alerta vermelho para o clube, que agora está empatado em pontos com o Juventude, primeiro time dentro do Z4.
Atualmente, a UFMG aponta que a probabilidade de rebaixamento do Bragantino é de 36,2%. Com apenas sete rodadas restantes para o fim do campeonato, a equipe de Bragança Paulista precisa reagir o mais rápido possível para afastar o fantasma do rebaixamento.