Se anteriormente o Brasileirão tinha início em Maio, e mais recentemente na segunda semana do mês de abril, em 2025 ele começará mais cedo. Por conta do Super Mundial de Clubes da FIFA, que ocorre entre 15 de junho e 13 de julho, a CBF achou boa ideia iniciar a competição em março, para não sobrecarregar a segunda metade da temporada, onde as equipes jogam partidas decisivas de grande valor durante a semana e também no fim de semana.
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, confirmou o fato na Arena MRV, após a final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético Mineiro:
“A CBF vai fazer um calendário avançado. Ainda não é o ideal, mas é um passo grande dado. Ouvindo Federações e clubes. Competição (Série A) que deve começar em 29, 30 de março, até 21 de dezembro. Isso com tempo mais curto para os Estaduais mesmo”
Novo calendário
A nova data de início da Série A do Campeonato Brasileiro é o dia 29 de março. Significa que as equipes terão menor tempo de preparação entre os campeonatos estaduais e o torneio nacional. É bem provável que tenhamos sete ou oito equipes paulistas na disputa do Brasileirão em 2025, essa informação deve influenciar seus planos de preparação para o ano que vem.
Palmeiras e São Paulo já não tem mais chances de rebaixamento e se mantém na elite. O Corinthians vive ótima fase e se afastou do Z-4, com cinco pontos de vantagem para o Red Bull Bragantino, 17º colocado, primeira equipe da Zona de Rebaixamento, com 36 pontos. Ambos ainda disputam sua permanência nas últimas rodadas
Na Série B, os três paulistas do G-4 devem confirmar o acesso nas próximas semanas. Santos, Novorizontino e Mirassol ocupam os três primeiros lugares da competição e dependem apenas de uma vitória para subir para a primeira divisão. Para os dois do interior, pode ser sua primeira participação na Série A do Brasileirão.
O Palmeiras será o representante do estado no Super Mundial, por ter vencido a Libertadores em 2020 e 2021.