O Brasileirão Feminino de 2025 vai começar! O principal campeonato nacional de futebol feminino tem início neste sábado (22), reunindo 16 equipes na disputa pelo título. A primeira fase acontece até o dia 18 de junho, enquanto a grande final está prevista para 14 de setembro.
As equipes se enfrentam em turno único na fase de classificação, e os oito melhores times avançam para as quartas de final. Dessa forma, a partir desta etapa, os confrontos serão decididos em mata-mata, com jogos de ida e volta.
Uma das novidades no regulamento deste ano é que dois times serão rebaixados para a Série A2, mas quatro clubes subirão da segunda divisão. A mudança foi implementada para que o Brasileirão Feminino passe a contar com 20 equipes a partir de 2027.
O estado de São Paulo terá cinco representantes na competição. São eles o Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Ferroviária e Red Bull Bragantino. O Santos, rebaixado em 2024, não disputará a Série A1 nesta temporada.
O Corinthians chega como o time a ser batido. Atual e maior campeão da história do Brasileirão Feminino, o clube soma seis títulos, vindo de um pentacampeonato consecutivo desde 2020.
O São Paulo, vice-campeão no ano passado, garantiu vaga inédita na Libertadores Feminina e vem embalado pelo título inédito da Supercopa do Brasil, conquistado no último sábado (15) nos pênaltis contra o próprio Corinthians.
Já o Palmeiras quer transformar o momento de crescimento em um título nacional. Encerrando a temporada passada a equipe venceu o Campeonato Paulista de 2024 nos pênaltis contra o Timão. Agora, o time busca o Brasileirão inédito.
Assim, a Ferroviária, campeã em 2014 e 2019, quer retomar o protagonismo no cenário nacional com os novos reforços para a disputa.
O Red Bull Bragantino, por sua vez, chega para sua terceira participação na elite. No ano passado, a equipe fez sua melhor campanha, avançando até as quartas de final, caindo para o Corinthians.