A rodada do Campeonato Brasileiro Feminino teve início com um protesto das atletas antes do jogo entre Palmeiras e Avaí, na noite desta sexta-feira, em Jundiaí.
Durante a execução do hino nacional, as jogadoras de ambos os times colocaram a mão na boca para protestar contra o técnico do Santos, Kleiton Lima, que foi acusado de assédio no ano passado e voltou a comandar o time da Vila Belmiro nesta temporada.
O treinador havia colocado o cargo à disposição após as Sereias entregarem cartas com relatos pessoais ao então presidente do clube, Andres Rueda, que concordou com a saída. Kleiton Lima foi recontratado pela atual gestão santista. Na coletiva de apresentação, o coordenador de futebol, Alexandre Gallo, afirmou que o Santos apurou a situação com a Polícia Civil e que o treinador voltou a negar as acusações.
Carol Nogueira, do Corinthians, protesta após gol — Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Após o hino, as atletas se reuniram e posaram para uma foto fazendo o mesmo gesto. No jogo entre Santos e Corinthians, as Brabas também se manifestaram, levando a mão à boca durante a comemoração de um gol. O Cruzeiro se posicionou por meio das redes sociais, reforçando seu compromisso no combate à violência contra a mulher.