A equipe de Alex Alves venceu o Oeste fora de casa e leva vantagem para segundo jogo, em Santos
A Portuguesa Santista largou em vantagem nas oitavas de final da Copa Paulista. Jogando fora de casa, a Briosa venceu o Oeste por 1 a 0, nesta segunda-feira, em Osasco, e construiu um resultado importante para o confronto da volta.
Com um gol de Willian Daltro ainda no primeiro tempo, o time rubro-verde aproveitou melhor as oportunidades criadas e soube segurar a pressão do adversário nos minutos finais. O Oeste até teve chances claras com Nathan e Luís Felipe, mas parou nas defesas do goleiro Léo Steffen e deixou escapar o empate diante de sua torcida.
Oeste: Gabriel, Romailson, Favorito, Ryan, João Bernardo (Douglas), Raphael (César Moraes), Lucas Alvim (Bruno Gonçalves), Vitor Lima, Nathan, João Braga (Luís Felipe) e Leandrinho (Léo Guerra). Técnico: Marcondes Paiva
Portuguesa Santista: Léo Steffen, Isaque (Guilherme), Diogo Rangel, Rafael Vaz, Willian Daltro, Giba, Kevin Mercado (Bruninho), Vinicios Andrade (Nícolas), Luan Santos (Denis), Carlos Alberto e Caio Cézar (Marcos Paraíba). Técnico: Alex Alves
O Oeste começou melhor, tentando se impor em casa, mas logo o jogo ficou truncado no meio de campo. A Portuguesa Santista passou a ter mais posse de bola e criou as principais jogadas pela esquerda, com Isaque e Caio Cézar. Aos 25, Rafael Vaz quase abriu o placar em chute que parou no zagueiro em cima da linha, após sobra da cobrança de falta de Carlos Alberto.
Sem criatividade e reativo, o Oeste só levou perigo aos 36, quando Nathan ficou cara a cara com o goleiro, mas parou em boa defesa. Pouco depois, aos 38, a Briosa abriu o placar: Carlos Alberto cruzou falta na área, a bola foi escorada por Diogo Rangel para o meio da pequena área e Willian Daltro completou para o gol.
O Rubrão reagiu no fim, com chute perigoso de Vitor Lima e boas chances em escanteio com João Bernardo e Leandrinho, mas o 1 a 0 para a Briosa prevaleceu no intervalo.
O Oeste voltou mais ligado após o intervalo e teve sua primeira grande chance aos 52 minutos: em boa arrancada, após tabela entre Nathan e Lucas Alvim, Romailson bateu cruzado e a bola raspou a trave. Logo depois, Nathan recebeu lançamento em profundidade, ficou cara a cara com Léo Steffen, mas o goleiro da Briosa saiu bem e evitou o empate.
Depois das duas oportunidades, o jogo esfriou. As equipes tiveram dificuldades de criar novas chances claras, e a Portuguesa Santista recuou nos minutos finais, administrando a vantagem mínima fora de casa. O Oeste ainda tentou uma pressão tardia e quase marcou aos 80 minutos, quando Luís Felipe pegou sobra dentro da área e arriscou de voleio, mas não conseguiu balançar as redes.
Assim, a Briosa segurou o 1 a 0 até o apito final e levou a vantagem para o duelo de volta.
As equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado, 30, em Santos, ás 15h (de Brasília).