Brunão brilha novamente e Primavera vence XV na ida da final

Brunão marca o gol da vitória em Campinas e coloca o Primavera em vantagem na decisão contra o XV de Piracicaba pela Copa Paulista.

Por: Lucas Soares
2 dias atrás em 5 de outubro de 2025
Foto: Rodrigo Menezes - Bigas


O Primavera largou na frente na decisão da Copa Paulista de 2025. Em uma tarde de muito calor e equilíbrio em Campinas, o Fantasma venceu o XV de Piracicaba por 1 a 0, com gol do artilheiro Brunão ainda no primeiro tempo, e saiu em vantagem no confronto que vale o título estadual e uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D de 2026.


O duelo foi marcado por intensidade, alternância de domínio e emoção até o apito final. O XV pressionou em boa parte do jogo, acertou o travessão e tentou aproveitar a expulsão de Cleiton na reta final, mas esbarrou na sólida defesa do Primavera e nas defesas seguras do goleiro Levy. Agora, o Fantasma leva a vantagem mínima para o duelo de volta, em Piracicaba, que definirá o campeão da Copa Paulista.


Escalações


Primavera:  Levy, Cleiton, Afonso, Kauan Martins (Douglas), Barreto, Jr. Caiçara, Vitor Braga (Paulinho), Matheus Anjos (Jean Silva), João Victor, Renatinho (Nelsinho) e Brunão (Josiel). Técnico: Fernando Marchiori.


XV de Piracicaba: Reynaldo, Michel, Luiz Gustavo (Almir Luan), Luis Felipe, João Victor, Gustavo Hebling, Carlos Manuel (Rodrigo Carioca), Serginho (Matheus Carvalho), David Ribeiro, Léo Santos (Erik Bessa), Paulo Marcelo (Anderson Magrão). Técnico: Moisés Egert.


Primeiro Tempo


O primeiro tempo da final da Copa Paulista começou com o XV de Piracicaba impondo o ritmo e controlando a posse de bola, especialmente nos minutos iniciais. A equipe de Piracicaba tentava se estabelecer no campo ofensivo, mas pecava na finalização das jogadas, parando na bem postada defesa do Primavera.


A partir dos 15 minutos, o cenário mudou. O time de Indaiatuba cresceu em campo e passou a criar as melhores oportunidades. João Victor obrigou o goleiro Reynaldo a fazer grande defesa, e logo depois Caiçara acertou a trave em chute forte, sinalizando o bom momento do Fantasma. A pressão deu resultado aos 41 minutos: em cruzamento preciso de Vitor Braga, o artilheiro Brunão se antecipou à zaga e desviou de cabeça para abrir o placar, seu 12º gol na competição.




O XV ainda tentou reagir nos minutos finais, especialmente em jogadas de bola parada, mas não conseguiu furar o bloqueio do Primavera. Sob forte calor, as equipes foram para o intervalo com vantagem de 1 a 0 para o time de Indaiatuba..


Segundo Tempo


O segundo tempo começou com o XV de Piracicaba partindo para o tudo ou nada em busca do empate. A equipe voltou mais agressiva e empurrou o Primavera para o campo de defesa, acumulando escanteios e finalizações. Logo nos primeiros minutos, o Nhô Quim quase igualou o placar: após cobrança de falta, a bola sobrou para Luís Felipe, que acertou o travessão de Levy, levantando a torcida piracicabana.


Mesmo em vantagem, o Primavera teve dificuldades para segurar o ímpeto adversário e apostou em contra-ataques com Brunão e Cleiton, mas sem efetividade. O jogo ganhou contornos ainda mais tensos aos 32 minutos, quando Cleiton recebeu o segundo cartão amarelo por interromper um contra-ataque de Erik Bessa e foi expulso, deixando o Fantasma com um a menos na reta final.


Com a superioridade numérica, o XV manteve a pressão, principalmente com cruzamentos de Michel e jogadas de Paulo Marcelo e David Ribeiro, que tentou até uma bicicleta, mas sem sucesso. O Primavera, por sua vez, se fechou para sustentar a vitória parcial e contou com boas defesas de Levy para manter o 1 a 0 no placar até os minutos finais, resistindo ao bombardeio do adversário em busca do empate.


Próximos compromissos


As equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado, 11, em Piracicaba, para então definir o grande campeão da Copa Paulista de 2025.