O ano de 2024 foi incrível para Carlos Henrique de Moura Brito, ou apenas Carlão. O centroavante foi o artilheiro de duas campanhas históricas de acesso. No primeiro semestre, liderou o Noroeste para o vice-campeonato da Série A2 do Paulistão, devolvendo o clube de Bauru para a elite do futebol estadual depois de 13 anos. Na sequência da temporada, emprestado para a Ferroviária, foi o principal marcador da equipe grená na trajetória do acesso à Série B do Brasileirão, coisa que não acontecia desde 1995.
Paulistão A2 pelo Noroeste
No Campeonato Paulista, Carlão “zerou” as premiações individuais. Com começo avassalador, o atleta formado pelo Paulista de Jundiaí fez 6 gols nos 6 primeiros jogos do ano. Depois do torneio brilhante que fez, o camisa 9 recebeu os prêmios de Melhor Atacante, Artilheiro e Craque da Competição. Foram 11 gols e 3 assistências em 20 partidas na campanha medíocre até o fim da primeira fase e depois “virou a chave”.
O Rubrão se classificou com a 8ª melhor pontuação da fase de grupos, enfrentando o time de melhor desempenho, São Bento, nas quartas de final. Carlão marcou no jogo de ida, que terminou em 1 a 1. No jogo de volta, vitória por 2 a 1 do Norusca em Sorocaba e classificação para a semifinal.
Depois desse jogo, o atacante não marcou mais na competição. No entanto, sua presença e impacto em campo não dependem apenas das bolas da rede. Carlão atrai muita atenção do sistema defensivo adversário, segura bem a bola e tem boa visão de jogo. Na fase mais importante da Série A2, a semifinal, que vale vaga na final e o acesso para a Série A1, o Noroeste empatou as duas partidas com a Portuguesa Santista e se classificou nos pênaltis. Na finalíssima, perdeu para o Velo Clube no placar agregado e ficou com o vice-campeonato.
Série C com a Ferroviária
De contrato renovado com o Noroeste, que optou por não jogar a Copa Paulista no 2º semestre para se preparar para 2025, Carlão foi para a Ferroviária por empréstimo. Desencantou penas no quinto jogo da Série C, quando balançou as redes contra o Confiança, depois contra o Figueirense no jogo seguinte, duas vitórias por 1 a 0.
Depois de se classificar para o quadrangular final do torneio, com a 3ª melhor campanha da fase inicial, a AFE entrou em “outro campeonato”. Num 1º turno fantástico, a Locomotiva garantiu 7 pontos nos seus três primeiros jogos e ficou muito próximo do acesso, mas faltava uma vitória para confirmar o feito. Duas derrotas fora de casa, para Athletic-MG e Londrina, deixaram o destino da Ferroviária para a última rodada, na Fonte Luminosa, contra o Ypiranga.
Com apenas um gol no quadrangular, Carlão viu na partida final da fase a oportunidade de mudar o destino do clube grená. Diante de mais de 7 mil torcedores, o camisa 9 fez três gols e garantiu a Ferroviária na Série B do Brasileirão. Júnior Rocha o substituiu para que saísse aplaudido pela torcida aos 30 minutos da segunda etapa, com o placar em 4 a 1.
Com contrato válido com o Noroeste até o fim de 2025, Carlão se reapresenta para a Pré-Temporada do clube em Novembro. Com sua SAF, o Norusca está reformando toda a estrutura do estádio Alfredo Castilho para receber os jogos do Paulistão no ano que vem.