A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) liberou a gravação do áudio do VAR no pênalti concedido ao Santos no empate por 1 a 1 com o Corinthians, na Neo Química Arena, na 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, no domingo (29). O árbitro gaúcho Anderson Daronco não assinalou a penalidade em campo e foi convocado pelo VAR para revisar o lance, resultando na confirmação da penalidade.
Na gravação, ocorre uma conversa inicial entre o árbitro Anderson Daronco, o VAR Wagner Reway e o AVAR Diogo Carvalho Silva. Daronco menciona que não conseguiu visualizar o lance devido a estar encoberto, enquanto a equipe de arbitragem revisa o vídeo e sugere a possibilidade de um pênalti. Eles observam Bruno Mendes, do Corinthians, fazendo contato com Soteldo, do Santos, obstruindo a passagem do jogador camisa 10.
- AVAR1: Possível penal, aguarda.
- VAR: Segue que tem um possível penal. Segue, segue, aqui, aqui.
- AVAR1: Não penal que ele deu, checando possível penal.
- Árbitro: Eu não vejo se tem toque no pé. Se tem pisão, eu quero ver
- AVAR1: Ok, aguarda e sai do bolo
- VAR: Volta um pouco antes
- Árbitro: Eu não vejo se tem toque no pé porque estou encoberto. Se tem pisão, eu quero ver
- VAR: Tem o toque. Agora quero ver por outro ângulo. Quero ver se ele busca o contato
- Árbitro: Eu não consigo ver
- VAR: Não, ele não busca o contato, ele vai para a pisada. Volta um pouco mais, me dá um replay
- VAR: Estou terminando de checar, tá? Tem um contato, preciso ver como foi
- VAR: Só tem esses dois. O jogador interrompe a passada dele ali, ele bota o pé onde ele ia passar. Pênalti. Daronco, te recomendo revisão ao possível penal, ok? O jogador põe o pé exatamente na passada do atleta do Santos.