A grande distância nas datas de fundação entre os clubes semifinalistas da Copa Paulista chama a atenção. Enquanto Monte Azul e Portuguesa são equipes centenárias, União São João e principalmente Votuporanguense tem poucos anos de história.
Portuguesa x Votuporanguense
Fundada em 1920, a Portuguesa comemorou seu centésimo aniversário com o título da Copa Paulista em 2020 e vem atrás do bicampeonato. Enquanto isso, seu rival nas semifinais, Votuporanguense, completa 15 anos de existência em dezembro. São incríveis 90 anos de diferença na idade das instituições, que voltam a se enfrentar no sábado (28), às 15h30.
Com o triunfo da Lusa por 1 a 0 no jogo de ida, no Canindé, as equipes agora jogam em Votuporanga para definir quem passa para a final do torneio. Qualquer empate ou vitória lusitana dá a vaga ao rubro verde, enquanto o CAV precisa vencer por dois ou mais gols para passar de maneira direta. Se o Pantera ganhar por um gol de diferença, o jogo vai aos pênaltis.
Monte Azul x União São João
Assim como a Portuguesa, o Monte Azul completou 100 anos em 2020 e hoje tem 104 anos de história. São 61 anos a mais que o rival da semifinal, União São João. O Verdão de Araras completou 43 anos em 2024 e busca seu retorno à uma competição nacional depois de 20 anos. Enquanto o AMA não tem nenhuma experiência no Brasileirão e na Copa do Brasil, o União marcou presença na elite do futebol brasileiro na década de 90, com título da Série B em 1996.
Os times empataram em 0 a 0 no jogo de ida, em Araras, no jogo de ida das semifinais. Com o resultado, caso alguma das equipes vença a partida de volta, se classifica automaticamente para a final e garante a sua vaga no torneio da CBF. Enquanto isso, todo resultado de igualdade implica em decisão nas penalidades.
Data de fundação das equipes:
Monte Azul – 28 de abril de 1920 – 104 anos
Portuguesa – 14 de agosto de 1920 – 104 anos
União São João – 14 de janeiro de 1981 – 43 anos