O zagueiro César Martins analisou o momento do Novorizontino e projetou o próximo compromisso do clube na Série B do Campeonato Brasileiro. O Tigre do Vale encerra na manhã desta sexta-feira (11) a preparação para o duelo contra o América-MG, neste sábado (12), às 16h, no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, pela 16ª rodada da competição.
O defensor valorizou o desempenho nos treinamentos e destacou a importância dos ajustes defensivos e ofensivos para buscar os três pontos.
“Uma semana boa de trabalho. Uma semana que a gente vem priorizando estudar a equipe adversária para que a gente possa tirar os melhores espaços pra gente poder aproveitar para poder conquistar os três pontos e também ajustar o time. Ajustar com e sem a bola para mais um jogo ficar sem tomar gol, que isso é muito importante pra nossa linha defensiva, e voltar às vitórias dentro de casa”, analisou César.
Com 27 pontos, o Novorizontino ocupa a terceira colocação na tabela, três atrás de Coritiba e Goiás, líderes da Série B. Vindo de dois empates consecutivos, o time busca retomar o caminho das vitórias para se manter entre os primeiros colocados.
Sobre o América-MG, atual 12º colocado com 20 pontos, o zagueiro alertou para a força do adversário, apesar da posição na tabela.
“Todo mundo está falando que essa Série B, esse ano, está sendo a Série B mais competitiva, mais difícil. E todos os times que estão na parte de cima da tabela estão perdendo pontos para alguns times da parte de baixo. O América está numa falsa posição, digo assim, pelo tamanho do clube. Por tanto tempo ter passado na Série A. Temos que continuar fazendo aquilo que a gente vem fazendo: trabalhando com os pés no chão para que a gente possa conquistar logo de cara esses três pontos dentro de casa. Sabendo que é um time grande, porque passou muito tempo na Série A. Mas sabendo também que a Série B é difícil. Jogar um time de Série A quando vem para a Série B é muito complicado, e nós que já estamos acostumados. Então temos que usar isso ao nosso favor, principalmente jogando dentro de casa com a nossa torcida.”
A equipe comandada por Umberto Louzer tem a segunda melhor defesa da competição, com apenas 10 gols sofridos em 15 rodadas. Contra o Botafogo-SP, fora de casa, o time segurou o empate sem gols. Assim, o zagueiro destacou a solidez defensiva como uma das marcas do elenco.
“Sabemos que o nosso time tem uma defesa sólida desde 2023, desde o ano que eu cheguei aqui. Isso foi construído juntos, sempre o grupo, desde lá da frente até o nosso goleiro, que hoje é o Airton, vem fazendo um bom trabalho. Mas precisamos minimizar os erros para que a gente possa tomar poucos gols, dar poucas chances de gols para o nosso adversário. A gente tem certeza e tem qualidade na frente que a gente sempre tem oportunidade para fazer o gol. E nesse jogo vai ser diferente, a gente vai conseguir converter. Tivemos chances contra o Botafogo, foram poucas, mas tivemos chances. Infelizmente não conseguimos fazer o gol. O mais importante foi o nosso pontinho fora de casa, que a gente valoriza bastante. Há alguns anos, principalmente 2023, faltou esse pontinho. No ano passado também faltou esse pontinho. Então temos que valorizar cada ponto que a gente ganha, principalmente fora de casa.”
Por fim, César Martins convocou a torcida para comparecer ao estádio e apoiar o time no confronto direto diante do América-MG.
“Toda vez que eu venho aqui eu peço o apoio da torcida. Me sinto um membro da cidade. Espero que todos possam vir para nos apoiar, para nos ajudar, para que esse ano não escape. Porque precisamos. Já assumimos essa responsabilidade aqui dentro pela qualidade do grupo, por esses dois anos que estamos fazendo, e agora o terceiro. Então para nós isso é muito importante, e tem que começar agora contra um time que tem uma qualidade acima da dos outros, que é o América, um clube que, como eu falei, há muito tempo está na Série A. Então isso vai ser um passo muito importante para nós e precisamos da ajuda de todos também aqui de Novo Horizonte e região, que gosta, que simpatiza com o Grêmio. Para nós vai ser muito importante”, finalizou.