Charles será julgado pelo STJD por expulsão em jogo com Bragantino

Volante pode pegar até seis jogos de suspensão após tapa em Jhon Jhon, lance que gerou irritação no clube pelo procedimento adotado pela arbitragem

Por: Neila Gonçalves
13 horas atrás em 28 de novembro de 2025
Foto: Eitan Abramovich/AFP



O volante Charles será julgado pelo STJD na próxima segunda-feira após ter sido denunciado pela expulsão ocorrida no dia 5 de novembro, durante o duelo entre Corinthians e Red Bull Bragantino. O jogador responde ao artigo 254 do CBJD, que trata de jogada violenta, infração que pode render suspensão de um a seis jogos.

A confusão aconteceu já nos acréscimos do segundo tempo, quando o meio-campista corintiano atingiu o rosto de Jhon Jhon com a mão. Inicialmente, a árbitra Edina Alves mostrou apenas o cartão amarelo, mas, segundos depois, converteu a punição para cartão vermelho direto após ser alertada pela assistente Fabrini Beviláqua. O lance foi descrito na súmula e anexado à CBF.

Na documentação enviada, Edina explicou o motivo da mudança:

Após advertir com cartão amarelo por conduta antidesportiva o atleta Charles, fui informada pela assistente Fabrini Beviláqua que o mesmo desferiu um tapa no rosto do seu adversário, o senhor Jhonatan.





E completou:

Diante desta informação e por se tratar de uma conduta violenta e não uma atitude antidesportiva, apliquei o cartão vermelho direto retirando o cartão amarelo previamente apresentado ao devido atleta.

Apesar disso, dentro de campo, nenhum jogador foi informado sobre a substituição do cartão amarelo pelo vermelho. Sem consulta ao VAR, Edina apenas mostrou a expulsão na sequência, o que gerou forte insatisfação no elenco e na diretoria do Corinthians, que contestaram o procedimento adotado pela arbitragem.

Agora, o volante aguarda o julgamento marcado para segunda-feira, 1 de dezembro, as 13h (horário de Brasília), no Rio de Janeiro, onde será definido o tamanho da pena pelo lance ocorrido no Brasileirão.