Canal do TSP no Telegram

Chico Elias analisa empate do Ituano com o Oeste

Foto: Flávio Torres/Ituano FC

Publicados 1 mês atrás em 20 de fevereiro de 2025
Por: Bruno Rys Colesanti

O Ituano viveu uma noite de frustração no Estádio Novelli Júnior ao empatar sem gols com o Oeste pela Série A2 do Campeonato Paulista. O resultado tirou a equipe da zona de classificação para a próxima fase. Em um confronto marcado por amplo domínio ofensivo do Ituano, o time não conseguiu converter as diversas chances criadas em gol. Para o técnico Chico Elias, a equipe teve volume de jogo, mas pecou na finalização. 

“Nós empilhamos chances de gols e não fizemos. O Razera teve algumas. Algumas travadas e outras o goleiro salvou. Tivemos chance com o Canesin. Tivemos a falta na entrada da área. Foram muitas chances. Nós colocamos um bom ritmo e volume no jogo, mas precisamos fazer gol. No próximo jogo contra o XV, a ideia é entrarmos da mesma forma. De buscar o gol a todo o momento. Temos que colocar o ritmo ofensivo desde o início do jogo”, alertou o treinador.

Chico Elias adotou uma estratégia ousada ao escalar um time sem volante de origem, priorizando a mobilidade e a agressividade no meio-campo. Segundo ele, a decisão foi baseada em uma análise prévia do estilo de jogo do Oeste. 

“A questão de não jogar com um volante de origem foi pelo estudo que fizemos do jogo do Oeste. Nós sabíamos que eles teriam a postura mais baixa para jogar no contra-ataque. Eu não vi a necessidade de ter um jogador com poder maior de marcação. Minha ideia foi jogar com dois 8, quase que com três meias, para que a gente tivesse uma dinâmica melhor e acelerasse o jogo”, explicou.

Mesmo com as alterações táticas, o Ituano não conseguiu balançar as redes. Destaque para o jovem atacante Razera, que finalizou cinco vezes com perigo, mas esbarrou na defesa adversária e no goleiro. Sobre a participação dos jovens atletas, Chico Elias afirmou confiar no potencial deles.

“Eu não tenho olhado a idade dos jogadores. Claro que alguns eu conheço por ter trabalhado com eles, e confio. E por isso eu os coloco em campo. Estou escalando eles mais pela característica do jogo”, destacou.

Após o empate, o Ituano soma 15 pontos e está em 11º lugar na tabela, empatado com outros cinco clubes, mas em desvantagem no critério de vitórias. A equipe agora se prepara para enfrentar o XV de Piracicaba, fora de casa, em um jogo considerado decisivo para voltar à zona de classificação. A cobrança por melhores resultados já começou no vestiário, como revelou o treinador. 

“A cobrança no vestiário após o jogo foi muito forte em relação a isso. Nós somos o time grande da competição e o nosso lugar não é fora da zona de classificação. A gente precisa e temos a obrigação de classificar. Contra o XV a gente precisa jogar para ganhar. Nós não temos mais margem para desculpa”, afirmou Chico Elias, destacando a importância do próximo duelo para a reabilitação do Ituano na Série A2.

Fique por dentro das notícias! Siga nosso perfil no Instagram.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo WhatsApp.

Receba notícias do TSP (Tudo Sobre Paulista) pelo Telegram.

Profetize os resultados do Ituano no Paulistão A2 Série A2 2025!
Clique aqui, faça seu cadastro na Betnacional e use o código: TUDOSOBREPAULISTA.

whatsapp
Aposte na bet nacional
Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional