Em uma partida emocionante no estádio Bruno José Daniel, o Ituano arrancou um empate heroico por 2 a 2 contra o Santo André, após estar perdendo por 2 a 0 até os 44 minutos do segundo tempo. Sob um sol escaldante e em um gramado sintético que intensificava o calor, o time do ABC dominava o jogo, mas o Ituano conseguiu a reação.
“Pelo espírito que a gente apresentou no jogo, o empate foi merecido. Mesmo com um a menos, o time seguiu buscando o gol. Isso enaltece esse empate. Foi sofrido sim. O resultado veio nos acréscimos. Quando a placa levantou os 4 minutos, estávamos atrás do placar. O empate foi merecido”, comentou o técnico Chico Elias, quase sem voz após a partida.
O Santo André abriu o placar aos 32 minutos do primeiro tempo com um gol de cabeça de Rafael. A situação do Ituano complicou ainda mais no início do segundo tempo, quando o zagueiro Erik foi expulso aos 5 minutos, após receber o segundo cartão amarelo. Aos 33 minutos, Alexiel ampliou para o Santo André.
Apesar da desvantagem no placar e no número de jogadores, o Ituano não desistiu. Aos 44 minutos, o jovem Nicolas, em sua estreia no profissional, cobrou um escanteio que resultou no gol de Nathan, em jogada ensaiada desde a Copinha.
“Ali é algo muito treinado desde a Copinha na bola parada. O Chico sempre pediu para bater fechado no primeiro pau. Já tinha acontecido no primeiro tempo. Quando eu entrei, acreditei no lance, antecipei o goleiro e pude fazer o meu primeiro gol no profissional”, explicou Nathan.
Três minutos depois, aos 47, outro escanteio, agora cobrado por Dal Pian pela direita, encontrou a cabeça de Luiz Gustavo, que garantiu o empate.
“Com certeza o empate foi justo. Quero parabenizar pela entrega do grupo. Pela garotada que entrou. Esse é o espírito que a gente cobra todos os dias nos treinamentos. Que cheguem no jogo e que estejam mais preparados possível, para que deem conta do recado”, destacou Luiz Gustavo, que encerrou a partida como capitão.
A reação foi ainda mais impressionante devido às condições adversas: a expulsão, o calor intenso e o gramado sintético.
“A gente viu durante o segundo tempo que o cansaço bateu. É difícil correr com um a menos com esse sol. A entrega dos jogadores foi incrível. O que motivou também foram as alterações para frente, ofensiva. Mesmo com um a menos, fomos para cima, colocando atacantes”, analisou o técnico Chico Elias.
Com o ponto conquistado, o Ituano chega a 14 pontos após 10 rodadas, ocupando a 8ª posição na tabela. A equipe volta a campo na próxima quarta-feira (19), no estádio Novelli Júnior, às 19 horas, contra o Oeste, em busca de uma vitória que pode consolidar sua posição entre os oito melhores e fortalecer a briga pelo acesso na competição.